Hidrocele


 
            HIDROCELE
A hidrocele pode ser de nascença ou adquirida, caracteriza-se pela presença de líquido em maior quantidade dentro do escroto e pode ser unilateral ou bilateral. Acomete com maior frequência aos bebês e em adultos acima de 45 anos.
Nos recém-nascidos, a maioria resolve espontaneamente em 12 meses (fechamento espontâneo da comunicação). Foi o caso do meu filho, quando nasceu foi detectado a hidrocele e já no 2º mês já tinha resolvido, mas caso não tivesse resolvido, ou se não houvesse progressão do volume ou até mesmo a presença de hérnia associada, o tratamento seria cirúrgico, geralmente é feita na região inguinal.






Quando dentro da barriga os testículos do menino situam-se no abdômen mais precisamente numa região chamada retroperitônio, conforme o bebê cresce os testículos migram para saco escrotal. À medida que vai descendo carregam camadas peritônio (camada que reveste o abdômen), essa camada contém líquido (1 a 3 ml) que serve para lubrificar o testículo deixando-o móvel dentro do escroto.

Quando o trajeto percorrido pelo testículo não se fecha na hora certa, forma-se um acúmulo maior de líquido em torno do testículo proveniente da cavidade abdominal, a hidrocele. Além delas por esse mesmo canal entre abdômen e escroto podem também passar vísceras (intestino), formando uma hérnia.

O diagnóstico é feito através de um exame clínico realizado pelo médico, nota-se um aumento não doloroso (mas muitas vezes desconfortável) do escroto uni ou bilateralmente. No exame físico, percebe-se o aumento do volume do escroto impedindo a individualização do testículo, o que pode ser facilmente visto com uma lanterna e em ambiente escuro, para verificar se o aumento de tamanho é devido à presença de conteúdo líquido ou sólido.

Em caso dúvidas no diagnóstico é solicitada uma ecografia escrotal, ou uma ultrassonografia.
 

3 comentários:

  1. Oi, meu filhote tem hidrocele, foi descoberto qndo estava com 7 meses, ate então nunca tinha ouvido falar disso. A dele até agora com 10 meses ainda não melhorou :-\ mas tenho fé em Deus q vai dar td certo!
    Bjs
    www.historiasdeumamaeapaixonada.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele, tenho certeza que seu filhote vai melhorar em breve!!!
    Sabe nos mulheres conhecemos muito o nosso orgão genital e pouco dos meninos, então quando temos filhos homens surgem estes temas pouco falados, por isso resolvi descrever aqui alguns que o meu filho passou e outros que estou pesquisando, espero poder ajudar outras mamães assim.
    Forte abraço, gostei de te ver por aqui apareça sempre!
    Beijos Mãe de moleque

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.