Mãe pra que serve o "gogó" ?

Pois é filho é assim pergunta a gente se esforça para responder, mas tem horas que só o google resolve?

Também não sabia e fui procurar, uai que que tem??? rsrsrrs.

Proeminência Laríngea, popularmente conhecida como Pomo-de-Adão, Maçã-de-Adão e  até mesmo Gogó, nada mais é do que uma proeminência da cartilagem tireóidea, existente abaixo do osso hioide junto à laringe, no pescoço humano, um dos órgãos envolvidos no processo de fala na qual está localizada as pregas vocais (conhecida popularmente como cordas vocais).

Esse crescimento é maior nos indivíduos do sexo masculino, pela maior presença de hormônios masculinos, principalmente a testosterona.
Escudo A cartilagem tireoide protege as cordas vocais 

A função da cartilagem tireoide (do grego thyros, que significa escudo) é justamente proteger as cordas contra batidas, cotoveladas, socos e outros acidentes. Todas as pessoas têm essa cartilagem, mas nos homens, ela aparece mais por ter um ângulo mais agudo.

No homem, esta cartilagem sofre uma modificação na adolescência, chamada de muda vocal, deixando assim, sua prega vocal com mais massa, o que resulta na voz grave.

A mulher não sofre essa alteração, por isso ela não tem voz grave e nem "gogó" na gente o ângulo é mais aberto, a cartilagem não parece tão proeminente.

A origem do nome pomo-de-adão é curiosa. Ela está relacionada a uma lenda bíblica, segundo a qual Adão teria tomado de Eva a fruta proibida. E, depois de mordê-la, um pedaço da maçã teria ficado preso em sua garganta.

Fontes:

Onivaldo Cervantes, otorrinolaringologista da Unifesp
 Revista Galileu
 Wikipédia

Abraços
+Mãe de Moleque



 
 



 



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...