Erros inatos do metabolismo

Olá pessoal, 



Hoje quero abordar um tema não muito falado ou conhecido porém muito importante para os recém-nascidos e crianças, são os chamados Erros Inatos do Metabolismo ( EIM) e não são tão raros mas poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar.

O diagnóstico tardio pode ser devastador tanto para a criança quanto para os pais, mas se for iniciado precocemente  o desenvolvimento da criança poderá ser normal.

Geralmente estas doenças são causadas pela deficiência de enzimas responsáveis pelo metabolismo dos aminoácidos encontrado na maioria das carnes, verduras, legumes e frutas, por isso a  importância de uma alimentação controlada, monitorada e restrita do aminoácido em questão.

Estas doenças são detectadas no famoso teste do pezinho, tão conhecido e tão importante onde são detectadas cerca de 20 destas doenças congênitas e permite a prevenção de deficiências e mortes prematuras.
Imagens do google

Umas das mais conhecidas é a Fenilcetonúria(PKU), onde consiste na restrição de proteínas, e principalmente que contenham baixos teores de fenilalanina, por isso na maioria da embalagens dos alimentos deve conter a mensagem " Contém Fenilalanina".

Todas estas doenças de erros inatos estão relacionadas com a restrição de proteínas e consequentemente dos aminoácidos, dai a importância da intervenção nutricional e acompanhamento freqüentes. O não acompanhamento pode causar lesões sérias de desenvolvimento, crescimento e muitos outros sintomas que devem ser levados em consideração.

Outra doença também relacionada com alimentos e que se desencadeiam na infância é a doença celíaca, está é uma doença autoimune causando processo inflamatório. Este processo inflamatório é causado pelo glúten, proteína presente no trigo, centeio e cevada.

Os principais sintomas são diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, desconforto abdominal entre outros.
Não há cura para a doença celíaca, o melhor é retirar da dieta os alimentos que contenham glúten para evitar a inflamação.
Imagens do google

Como puderam ver a restrição dos alimentos específicos é de suma importância no tratamento e no desenvolvimento das crianças.

Um abraço e até a próxima.

Um comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.