Saudades de vocês...

Não sei vcs, mas eu estava com uma saudade imensa dos textos desta mãe guerreira, aprendo muito com ela ;)
Bem vinda novamente Dali ♡



Oi, gente!!!

Tudo bem com vocês? Eu estou morrendo de saudades de escrever pra vocês e muito feliz por estar aqui de volta!
fotos arquivo pessoal Dalila


Final de ano é tanta correria e por aqui não foi diferente: marido de férias, crianças de férias, o calor do verão... então vocês podem imaginar a agitação...

Muitas vezes já falei aqui sobre os diversos sinais que me levaram a perceber que meu era diferente. E existe um outro "comportamento" que eu nunca tinha reparado, mas hoje eu vejo o quanto ele é marcante: os distúrbios de sono.

Pedro nunca foi a melhor criança do mundo para dormir. Ainda bebê nunca dormia por um longo intervalo de tempo, à noite eu demorava horas colocando ele pra dormir (ninava, cantarolava musiquinhas doces, esperava, colocava no berço e ele ficava horas acordado). Acordava diversas vezes durante a noite mesmo com quase dois anos.


Hoje Pedro tem 5 anos. Catharina tem 3. Todas as noites deitamos juntos no quarto deles: leio uma história, apagamos as luzes, fazemos nossas orações, nos despedimos e eu canto músicas até que adormeçam. Nessa rotina Catharina dorme em poucos minutos, mas Pedro demora muito! Chega a demorar HORAS! Tem dias que ela dorme, eu durmo e, horas depois quando acordo (e levando bem devagarzinho pra voltar para minha cama) ele está lá ACORDADO!

Sempre brinco dizendo que o ritmo na nossa casa é HARD CORE porque não tem soneca durante o dia para ninguém! E energia pura, desde a hora que acordamos até a interminável rotina de dormir. E não adianta criar situações achando que isso vai deixá-lo mais cansado porque nem banhos de piscina conseguem desligar a energia do moleque.

Às vezes acontece que a hora de dormir cai bem no meio do filme que ele está assistindo. Quando isso acontece ele demora ainda mais para pegar no sono e quando acordo ele já está acordado para terminar o episódio inacabado no dia anterior. E não pense que essa "privação" de sono o faz passar o dia quieto e sonolento, porque não faz!

E ele não tem medo de escuro!

Todas as noites ele acorda, levanta sozinho e vai dormir na cama da mamãe e do papai. Ele é tão sutil que a gente só percebe que ele está na cama quando acordamos.
Então, mães (de autistas ou não) dei uma pesquisada e trago aqui para vocês algumas dicas para melhorar a rotina de sono dos pequenos:

- escuro total! Nada de penumbra, nada de meia-luz! O quarto precisa estar 100% black porque o nosso cérebro precisa produzir melatonina (hormônio do sono), e a melatonina garante um sono tranquilo e reparador e um dia mais equilibrado e sereno.

- estabelecer uma rotina agradável e que favoreça o relaxamento da criança, o corpo precisa entender que está desacelerando e chegando no momento de repousar. Um exemplo de rotina:
     - escovar os dentes
     - por o pijama
     - ler uma história
     - apagar as luzes
     etc etc

porque assim a criança começa a internalizar a rotina de sono desde o momento de escovar os dentes.

- ter lençóis, travesseiros e coberta adequados para a temperatura do quarto.
- afetividade, tranquilidade. Evitar tensões, reclamações e brigas antes de dormir pois essa agitação propicia ao corpo permanecer em alerta.

- começar a rotina sempre no mesmo horário ajuda MUITO! Mesmo que seu filho tenha o hábito de dormir tarde você pode ajustar seu relógio biológico para que o repouso comece mais cedo. Aqui acontece isso sempre que terminam as férias. Demora em média uma semana para que o relógio biológico deles se readapte a dormir cedo (e a acordar cedo também), isso exige de nós mães uma dose extra de paciência, porque os primeiros dias acabam com a gente.


Durante as férias eu afrouxo a rotina das crianças, diminuindo um pouco a rigidez de horários e tarefas. O momento de férias também tem uma "função pedagógica" (que a gente pode abordar posteriormente) e eu gosto de respeitar a infância dos meus filhos. Eu quero que eles entendam que são crianças e desfrutem dessa fase tão escanteada nos tempos de hoje.



Em poucos dias as férias acabam e tudo começa outra vez.

E por falar em recomeços, mais um ano começa, renovando nossas forças para seguir em frente.
Em frente. Enfrente! Sempre!

Um beijo no coração! E um ano cheio de boas trocas entre nós!

Beijos

Dali

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.