Homenagem aos professores do meu filho





Olhem bem, queridas mães, a incumbência que uma mãe me fez nesta semana  - escrever uma homenagem para ela fazer aos professores de seu filho. 


Não pude negar...mas pensei... nunca recebi uma homenagem dessas de mães. Nunca fiz diretamente também aos professores de meus filhos.  Agora, vou fazer para uma mãe prestar aos professores de seu filho?! Mas sua iniciativa foi tão louvável e digna de ser reconhecida e imitada que não hesitei e comecei a homenagem e quero com vocês compartilhar. 


Hoje, é dia de homenagear...às queridas e aos queridos professores do meu filho!


Estimadas, professora​s e estimados professores, vocês​ nem imaginam...o quanto sou grata por  tê- las ou tê- los, neste rol de profissionais​, como professores do meu filho, cuja missão, hoje, não se limita, apenas, em ensinar a ler e a escrever; repassar as informações e mostrar o caminho ....mas ajudar às crianças e jovens a discernirem melhor as coisas, para que possam, no futuro, construir suas próprias vidas, tomando consciência de si mesmas, dos outros e da sociedade.


Realidade esta, caros professores, cada vez mais complexa, num mundo cada dia mais globalizado e completamente digital, em que crianças e jovens são bombardeados por informações, o tempo todo - que chegam por diferentes meios e lugares, sem que se saibam os efeitos que as mesmas podem acarretar. E, tanto os pais, quanto os professores já não são mais ouvidos ou questionados, antes do celular, e por isso, não nos dão mais atenção às nossas falas, aos nossos questionamentos e até às nossas presenças. 


Muitos estão "até superando os pais e muitos professores que nem conseguem ficar conectados ou "plugados". Aliás, o idioma agora é o "internetês" com abreviaturas, emoticons e maneiras diferentes de se expressar e comunicar. Muitos nem conseguem mais escrever no papel e nem sabem o que é caligrafia ou gramática!"


Por isso, queridos professores não é uma missão fácil, assim como a nossa, eu reconheço...mas é nobre pela importância que tem. Pelo trabalho social...que, por sua vez, a profissão de vocês realiza, meio aos grandes desafios da própria função...do sistema educacional...e do mundo em que vivemos.


Muitas vezes, eu sei que esta missão causa lhes até certa insatisfação, que, por sinal,  diz ser  positiva, levando - os a si aperfeiçoarem, mais e mais, dia após dia...para promoverem uma aprendizagem, cada dia, mais consolidada - transformando a pacífica sala de aula, de antigamente, num grande laboratório de informação e debates, quebrando, assim, a decoreba, a apatia e o desinteresse dos alunos de outrora.


E, finalmente, queridos professores, não poderia deixar de agradecer a todos, pela boa vontade em ouvir o meu filho e seus colegas, e encorajá- los, sempre, a buscarem não só a informação, mas também  o conhecimento. Só vocês podem nos ajudar a salvar esta juventude dos vícios, dos caminhos perdidos e do distanciamento humano que o mundo virtual pode conduzi- la, se não houver certo limite e orientação neste sentido. 


Obrigada, queridos professores,  por se dedicarem ao trabalho com tanto entusiasmo e afinco. O trabalho de vocês é de extraordinária importância. Desejo e torço para que vocês sejam sempre seus eternos  professores. Parabéns, hoje, pelo seu dia e sempre!


Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.