Sobre ter um desmame gentil

Oi gente


Chegando próximo de um ano, comentei na fan page que iniciei um desmame gentil. E me perguntaram o que é isso como faz?

Vamos por parte?

Ele foi amamentado exclusivo com LM (leite materno) até o 9 mês. Tivemos uma excelente I.A.(Introdução Alimentar), hj ele come o mesmo que a família e principalmente faz suas refeições conosco, achei melhor assim e bebe água a vontade suco as vezes.

Pra começar a introdução do leite de vaca, optei pelo Kefir cultivado no leite, nenhuma alergia...ótimo, podemos partir para a introdução do leite.

Até o nono mês mamou em livre demanda, ou seja, sempre que queria, mesmo com a IA, mas a mamãe trabalha com o papai e precisa em algumas vezes deixar ele com a dinda, então optei pelo desmame gentil, mesmo pq ele não dorme a noite e a papai estão um zumbi =/

Ele aceitou bem o ninho 1+ então toma no café da manhã e antes de dormir, assim colocamos horários nas mamadas diurnas de LM, apenas para as sonecas pela manhã e a tarde...iniciando assim o desmame gentil que nada mais é que desmamar devagar o bb, nada de parar abruptamente, nada de colocar remédio nada de se esconder.... não tem um tempo específico pra desmamar ele. Apenas vai sentindo cada vez menos a necessidade de estar mamando o tempo todo e substituindo este tempo nosso por brincadeiras, colo e carinho.


O desmame gentil, deve ser um acordo entre vc e seu bb, ele vai entendo aos poucos que pode ficar com a mamãe sem estar mamando. É bom para as mães tbe, por que o leite vai diminuindo gradativamente, sem ingurgitamento, sem sofrimento de ambas as partes.


A noite ainda mama a noite toda, tem muita dificuldade em permanecer dormindo e o LM acalma e voltamos os dois a dormir nem que seja por uma hora, sim tenho vivido sem dormir por mais de 11 meses, já que no final da gravidez, também não dormia.


Mas seguimos em frente, sem pressa, assim vamos aprendendo a nós comunicar de outra forma, tão amável e gostoso como é o ato de amamentar.

Para o desmame, não precisa de truques, dizer que o peito esta dodói, colocar remédios, deixar o bb chorando, nada disso. Pode ser tudo tranquilo e com muito amor, como esta sendo aqui <3

 

5 comentários:

  1. Acho que todo desmame deveria ser gentil, como o seu, depois de um ano. Deve ser muito traumático para a criança um desmame que não seja aos poucos. Não vi nada sobre o quê a psicologia explica sobre isso. Mas o desmame gentil deve ser incentivado. Pode até fazer um slogan..."Desmame agora só gentil". Gostei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns psicólogos defendem que se o desmame for abrupto pode gerar problemas do bb com alimentação posteriormente . O importante pra mim mesmo cansada que esteja seguro e confiante que estarei sempre perto independente dele estar mamando no seio ou não, não é mesmo. Bjks

      Excluir
  2. Olá
    O desmame do meu filho foi todo muito natural pra mim e pra ele, então considero gentil. Ele mamou no peito até um ano e sete meses. Ai ele começou a me morder, eu falei pra ele que assim machucava mamãe e por isso a mamãe ia dar ma mamadeira antes de dormir. Ai comecei a dar mamadeira pra dormir e peito quando acordava. Aos poucos ele parou de pedir o peito. Foi bem de boa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que não dor abrupto o desmame é gentil. Que bom queixarei tudo bem com vcs

      Excluir
  3. Sempre que não for abrupto é considerado gentil. Que bom que foi tranquilo pra vcs

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.