O querer tudo de imediato, sem esperar, gera ansiedade infantil...

A cada dia que passa, os avanços tecnológicos e o imediatismo vêm afetando a maneira dos adolescentes e adultos lidarem com o tempo, e, ainda, vêm "fazendo com que as crianças cresçam num mundo em que as coisas acontecem na hora em que elas querem". E as virtudes como: a paciência, o autocontrole e a tolerância estão ficando cada vez mais raras. "Todo mundo quer as coisas para agora..."ou, assim,  como no Google, num clique!!

Mas, nem sempre, as coisas acontecem ao meu ou ao seu bel prazer, e aí para não ficarmos ansiosos, chateados ou irados de raiva, na fila do banco que não anda, na sala de espera do consultório médico ou do dentista, nas filas intermináveis dos caixas de supermercados, ou em qualquer outro lugar; "hoje, há fila e sala de espera para tudo"; é importante que aprendamos a desviar o foco, para não esbravejarmos à toa, e  não tornarmos tão intolerantes e grosseiros.

Mas como, assim, desviar o foco? Você poderá me dizer... "Não sou nenhum robô e nenhum controle remoto, que basta apertar um botão, e já mudo!!"  "Se marquei um horário para tal hora... e chego lá têm "quinhentas" pessoas na minha frente...como não me irritar?" "Horário é horário". "Se março um horário é porque tenho horário, também, a cumprir...."

A grande verdade é que, hoje, em muitas instituições, os horários não são cumpridos; marcamos horários, mas são puramente agendamentos para tal dia, que pode terminar até no horário de fechar;  e, muitas vezes, perdemos muito tempo, literalmente, em uma fila ou em uma sala de espera; e quando somos atendidos, mesmo com muita espera, ainda, podemos "pôr a mão para o  céu''.

E o quê precisamos aprender a fazer... se não podemos ter o controle de tudo...? Precisamos aprender a relaxar, porque ninguém que esteja por perto merece conviver com "destempero alheio'', "pavio curto'' e  grosserias. Uma dica clássica é: "trocar os lados?". Existem também muitas dicas que podem nos ajudar, quando percebermos que  estamos prestes a perder a paciência - "ou do sangue subir " ou "dar um ataque de nervos'', como muitos dizem.

# Uma, das primeiras dicas, é manter a calma, respirar fundo - inspirando e expirando, focando na respiração, até a raiva passar, evitando atitudes precipitadas que podem gerar arrependimentos mais tarde.

#Segunda, se o problema é no trânsito,  aproveitar o tempo ali parada (o), ouvindo uma música, um áudio ou conversando com alguém.

# Terceira dica, se é no consultório médico, no dentista ou em qualquer outro lugar, que você já sabe que demora, procurar distrair com alguma coisa... levando um livro ou uma revista para ler ou um crochê/ bordado/ tricô ou qualquer outra coisa para fazer.

#Quarta, poderá também conversar com alguém que esteja do seu lado,( por que não?)ou no Whats App, curtindo algo aqui e ali no Facebook ou Instagram. Com certeza, essa é a dica mais usada hoje. E o tempo poderá passar rapidinho.

#Quinta dica... aqui você vai ensinar... Quando aprendemos a ser mais tolerantes, mais pacienciosos... conseguiremos passar também esse controle para nossos filhos. A rotina familiar deve ser seguida, e o " saber esperar deve ser ensinado naturalmente. Tornar paciente envolve situações do dia a dia, como convidar seu filho ou sua filha para ir ao supermercado com você, pai ou mãe, ou acompanhá-los em um consultório médico, ou em qualquer outro lugar.

Roberta Reno,  especialista em aprendizagem baseada no funcionamento do cérebro pela Universidade da Califórnia e Duke Universitário, e em aprendizagem cooperativa pelas Universidades de Minnesota e de San Diego, citada por um / uma especialista de o Catraquinha, fruto de uma parceria entre o İnstituto Alana e o Catraca Livre,  dá algumas sugestões... e uma delas é inventar brincadeiras com os pequenos, desde a mais tenra infância, que não envolvam o celular, como procurar letras ou encontrar objetos de cores / figuras diferentes, que exigem mais tempo de espera.

De acordo com a especialista, "a paciência tem se tornado um "artigo de luxo", principalmente com tanta tecnologia ao alcance das crianças. Os avanços tecnológicos fazem com que as crianças cresçam num mundo em que as  coisas acontecem na hora em que elas querem", explica. Segundo a especialista " o querer tudo de imediato, sem esperar, gera a ansiedade infantil. "

E um dos fatores, que ela menciona dessa falta de paciência, é pelo fato dos casais terem, cada vez, menos filhos, ou somente um, o quê fazem / faz com que tenha exclusividade e ganhe atenção toda vez que é solicitada.

Lendo o seu artigo,  a especialista dá um conselho aos pais  e cuidadores, principalmente, aos pais, que preferi citá- lo na íntegra. Veja: "O comportamento da criança é um reflexo do que ela vive em casa. Ou seja, ela não será paciente e não saberá esperar se tiver o que deseja sempre quando pode, ou se acompanhar os adultos apressados a todo momento. O comportamento dos pais reflete em seus filhos".

Enfim...podemos concluir que tanto a pressa quanto a falta de paciência são inimigas  da perfeição e também da educação dos filhos. Sendo assim, não se preocupem, pais, se seu filho ou filha vai ficar entediado (a) por esperar ou pelo fato das coisas não saírem como deseja. Segundo a especialista, o tédio é importante. A criança aprende a esperar, vive melhor em sociedade, é mais educada, conversa melhor - já que sabe ouvir para depois responder, além de aprender a respeitar as diferenças. E outro conselho, não é bom preencher todo o tempo das crianças. Elas precisam vivenciar o tédio, sem fazer nada, para gerar a necessidade de buscar e criar algo interessante, "além de possibilitar descanso ao cérebro."

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.