E tamanho é documento?

Imagem retirada do google

Oie

Estou escrevendo novamente sobre o tamanho do pênis dos meninos, pq é uma matéria que muitas mães ficam aflitas e até meninos por desconhecerem a sua própria fisiologia.

É a matéria no blog que tem tido mais acessos e mais dúvidas, principalmente das mães.

Já falei aqui sobre micro pênis e quando se preocupar e o que podemos fazer...

A fisiologia masculina é um tabu para mulheres, principalmente mães de meninos, pois a maioria das vezes o acesso a esta fisiologia acontece na vida adulta e na convivência matrimonial com o parceiro.


As meninas é "simples", simples pq nós conhecemos, vem os brotinhos, os pelos e a menarca, mas e no meninos?

Lá no grupo do face de Pais de adolescentes que nós temos, uma endocrinologista falou sobre o assunto e sobre as questões endócrinas , mal humor na puberdade e tudo mais.

Mas encontrei um artigo feito pelo herbiatra Maurício de Souza Lima, no blog dele no uol e achei importante trazer aqui pra acalmar as mamães.... e a molecada que me segue!

Segundo o Dr. Maurício os primeiros a crescer são os testículos e isso acontece por volta dos 12 anos na maioria dos rapazes — lembrando que, em matéria de puberdade, existem aqueles que são maturadores tardios, ou seja, que só verão o volume dos testículos aumentar um pouco mais tarde, e garotos que, ao contrário, são o que chamamos de maturadores...

Os testículos graúdos ficam desproporcionais ao pênis, que continua com o mesmo tamanho da infância. Daí a que a primeira impressão pode não ser lá muito promissora. Aliás, vale eu aproveitar para dar o recado: o tamanho desse órgão na infância não é indicador de suas medidas na idade adulta. Pode parecer pequeno na mais tenra idade e surpreender depois. Pode parecer grande e surpreender também, ficando menor do que a expectativa. O que governa o seu crescimento são os hormônios que só entram em cena na puberdade.... 


Em uma segunda fase, o pênis estica, aumenta em comprimento. E isso se dá em torno dos 14 anos — de novo, é uma média. Mas a preocupação continua: para uns, fica ele parecerá fino e esquisito. É que só em uma etapa posterior, por volta dos 15 anos, ele aumentará em largura e ficará com suas proporções finais...


Então molecada, por volta dos 11, 12 anos os pelos pubianos e axilares começam a surgir, testículo aumenta e por último o pênis por volta dos 15 anos, a idade pode variar certo?!

Sem neuras...mamães se passou muito da idade mencionada e ainda estiver preocupada, leve a um herbiatra ( médico especialista em adolescência), urologista, eles podem ajudar, ou até antes é sempre bom acompanhar desde pequenos, pois assim ficam menos envergonhados e se cuidam também.

Beijos 




27 comentários:

  1. Boa essa postagem. Parabéns. Bjs querida

    ResponderExcluir
  2. moça tenho 15 anos e vi seu post agora pq eu fiquei curioso sobre meu pênis, eu medi e deu 17cm quando ereto e uns 3 dedos de largura, minha mãe me levou no médico e ele disse que é normal, mas eu não acho pq tem muita veia, vc acha normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é você pedir para sua mãe levar você ao urologista, mas o tamanho segue a linha cronológica que aos 15/16 anos o pênis já está desenvolvido.

      Excluir
    2. Luan, tem que ter veia, pq é um local que precisa ter irrigação de sangue. Estuda um pouco mais sobre a sua fisiologia, corpos cavernosos, como acontece a ereção que ficará menos preocupado. Se já foi no urologista e ele disse que esta tudo bem, fica tranquilo

      Excluir
  3. Muito bom o tópico! Estou adorando as postagens do blog, muito importante para mães e filhos saberem sobre o assunto, no meu caso, sempre informei meu filho de 12 anos sobre tudo, mesmo que ele não sofra com micropênis, apresentando ser bem dotado até, é sempre bom conscientizar ele sobre isso. Parabéns pelo conteúdo, espero que você continue com suas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, o importante para as mães de meninos conhecer o corpo masculino para ajudar seus filhos, essa é a minha intenção

      Excluir
  4. oi tenho 12 anos e meu penis mede 13cm e normal?

    ResponderExcluir
  5. Opa Elaine, bom dia, me chamo Vinícius e recentemente me despertou a curiosidade de saber se o tamanho do meu pênis é normal e acabei achando teu blog, bom como disse tenho 16 anos e meu pênis mede 18.5cm quando está ereto, acha que é muito grande ou está dentro do normal? E outra dúvida que creio que não venha muito ao caso, minhas ejaculações apesar de serem volumosas não são totalmente brancas, sendo que é na puberdade que "fica branco" né? Abraços, perdão por qualquer incômodo

    email para contato vinigamer158@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te oriento a procurar um urologista ele pode ajudar e tirar suas dúvidas

      Excluir
  6. gente, tenho dois filhos, um de 16 e um de 6, o mais velho possui 13/15cm rígido porem está insatisfeito com o tamanho. e o caçula tem 15/17 quando rígido, ele nasceu sem fimose, então não foi necessário fazer as massagens para reduzir a quantidade de pele sobreposta, mas quando vou dar banho nele ou fazer a checagem para ver se tem algum problema eu até me assusto com o tamanho, desde que nasceu foi "dotadinho" mas eu e meu marido sempre pensamos que com o passar do tempo iria ficar proporcional com o corpo, bom, isso não aconteceu, e tenho problemas quanto a outras pessoas fazendo comentários desnecessários quando ele vai urinar em publico, ou quando vai tomar banho de piscina com a sunguinha e fica saindo pelo canto, quando vai a escola, eu pedi a ele para urinar sozinho no banheiro e não deixar nenhum amiguinho ou adulto se aproximar (para não ocasionar em maiores problemas) inclusive um dia recebi um comentário de sua professora de que ele fica exitado e isso envergonha ela, pois ela não sabe como trata-ló, disse também que seus amiguinhos acham que ele fica com um biscoito na cueca e pediram para ele mostrar (como já tinha orientado meu filho ele se recusou), tudo isso deixa meu filho mais velho com a auto estima baixa, pois como ele não é satisfeito com o tamanho dele, fica com "inveja" do irmão caçula, por favor levem a situação a serio e não brinquem nos comentários, pois não sei como levar a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que isso não seja genético, pois meu marido está na média normal: 13cm, e disse quando novo não era assim como o filho, disse que como era gordinho, teve pênis embutido, mas conseguiu tratar sem mais problemas, e alcançou os 13cm com 15 anos, e assim permaneceu, já meu filho mais velho, nasceu com fimose, fez a cirurgia com 7 anos, mas sempre teve o pênis normal, com 16 anos agora tem ate 15cm quando ereto, o que eu já acho ideal, visto que a média brasileira está entre 12 e 14,5, sempre digo a ele, que está acima da média e que é mais que o suficiente para satisfazer a namorada, (ele namora), já o meu caçula, desde que nasceu já era dotadinho, com 10 meses já tinha 8cm ereto (as ereções e poluções noturnas começaram cedo), sempre que eu trocava a fraldinha com minha avó ou com as minhas tias elas comentavam sobre o tamanho, mas nunca levei tão a serio porque como tive o primeiro filho da família, não tive tantos contatos com outros bebes com o passar dos anos foi crescendo mais 3 anos tinha 12cm, nessa idade eu achei que iria crescer e posteriormente parar, já que o pênis cresce entre 3 a 8 anos, estabiliza até os 13/15 e cresce novamente no estirão, (sei que varia bastante dependendo de cada pessoa), mas em 3 anos cresceu 5cm, todo ano fazia a checagem e não tinha visto nada de anormal, a não ser o crescimento exagerado, como já disse anteriormente, as situações que meu filho passa não são ruins só para ele, para mim também é perturbador, já ouve situações onde mulheres adultas olharam para o meu filho com um olhar de "sacanagem", porque o volume na cueca é grande, ele me contou também que já ficou pegando e saiu um liquido branco, eu já me desesperei, fui olhar na cuequinha dele e vi que estava toda pregada, com esperma, muito esperma (mais até do que o meu filho mais velho) e esperma espesso, chamei ele, para perguntar se com 6 anos era assim também, mas ele disse que sinceramente a primeira vez que ele se masturbou não tinha saído tanto assim, perguntei porque ele ficou mexendo e disse que poderia ter machucado, ele disse que a sensação era boa, alem de ficar sem saber o que dizer fique constrangida. se alguém souber um método de parar o crescimento agradeço.

      Excluir
    2. mandei fotos das genitais dele para meu irmão (ele está se especializando em pediatria), e ele afirmou que ele está se desenvolvendo precocemente não só as genitais, como o resto do corpo, ele disse que não é "normal" estarem se desenvolvendo pelos nessa idade, e muito menos acontecer um crescimento acelerado das regiões pubianas, ele disse que provavelmente a quantidade de testosterona que meu filho produz é muito alta, assim ocasionando em um alto crescimento nos testículos (realmente, os testículos dele desde que nasceu são muito grandes, os médicos falaram que poderia ser água dentro e que secaria com o tempo, isso não aconteceu, e hoje tenho que comprar cuecas de adolescente para ele) crescimento acelerado do pênis, (inclusive disse que o pênis é maior que o dele), surgimento de pelos, e geração de esperma alta (isso ocasiona a polução noturna e dores nos testículos) inclusive meu filho já tinha me dito que os ovinhos estavam doendo o pipi coçando, quando eu acordo vou ver se a cueca dele está molhada e quase todo dia tenho que trocar, ele já perguntou para mim o que era se masturbar, perguntei de volta onde ele tinha ouvido isso, e ele falou que um coleguinha da sala falou para ele que é quando fica segurando na cabeça do pipi, gente, meu filho disse que tentou mas não conseguiu segurar com uma mão, (meu filho não consegue nem segurar o próprio pipi de tão grande que é, com apenas 6 aninhos) estou desesperada com essa situação, alguém já passou pelo mesmo?

      Excluir
    3. Procure um uroligista que é especialista conversar sobre isso, fazer exames se necessário te tranquilize. Ële entrou muito precoce na puberdade e só ele pode ajudar.

      Excluir
  7. meu filho não deixa eu ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu também não deixa, mas como ele tem o costume de dormir peladinho, às vezes ele tem ereção e eu consigo ter uma ideia se está no tamanho normal..

      Excluir
  8. faz mais ou menos uns 2 anos que meu filho tem vergonha de deixar eu ver, ele fez 12 anos agora, estou preocupada porque essa é a idade em que se desenvolve, portanto é a idade que tem que se ter mais atenção aos problemas que podem surgir, levei ele na pediatra e pedi pra ela conversar com ele para ele deixar de se envergonhar e etc, depois dessa conversa ele me deixou ver, e eu me acalmei. com essa idade é completamente normal que eles tenham vergonha de mostrar.

    ResponderExcluir
  9. tenho um filho de 17 anos que tem 10cm, fico preocupada por ele, o pênis dele sempre foi normal, mas na hora do estirão, parece que não cresceu nada e estabilizou com 10cm, não tenho muita noção do tamanho certo para essa idade, mas 10cm parece ser desproporcional, até porque meu filho tem 1,77 de altura, existe algo para tratar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho "normal" para essa idade é aproximadamente 14cm, recomendo você levar ele á um urologista, porque muitos adolescentes nessa idade podem sofrer com isso, levo como exemplo meus filhos, ele tem 16 anos e tem 9cm, já o de 12 anos tem 15cm, varia muito de cada homem.

      Excluir
    2. Aqui tbm o mais novo tem maior q o mais velho vendo os comentarios to vendo q é comum isso

      Excluir
  10. acho que o tamanho mais encontrado nessa idade é entre 13cm e 18cm, tenho dois filhos, e eles se encontram nessa media, o mais velho de 16 anos tem 17cm e o mais novo de 12 anos tem 14cm, procure um urologista que ele irá te orientar.

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bom eu estava com duvida sobre uma coisa eu medi o tamanho do pênis do meu filho de 14 e deu 16 cm tá normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  12. Oi mamães, tenho um filho de 10 anos e quero começar a medir pra saber se está normal mas não sei como medir. Tem algum lugar que ensine? Li por aqui que ele precisa estar ereto pra fazer a medição. Como vocês fazem pra deixar o pipi deles durinho? e qual a frequência que preciso fazer esse acompanhamento? E como eu falo pra ele que vou começar a acompanhar o crescimento do pipizinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meça isso é invasivo, deixe pra um especialista, um medico pediatra ou coisa parecida

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.