Como ensinar determinação...

Olá Pessoal,

Pois é desde que me  tornei tia e depois mãe, tenho pensado muito sobre isso.

Como ensinar determinação?

Determinação significa ato de permanecer firme num objetivo

Alguns dizem que determinação não se ensina é uma parte das características de uma pessoa. Ai me preocupei mais ainda...

O que tenho visto hj são crianças e jovens pouco determinados, incluindo o meu filho e por isso comecei a me indagar...como eu posso ajudá-lo?

Lembro quando criança, fosse pela dificuldade em se ter algo parecia que éramos mais determinados.

Quando queríamos um brinquedo, a gente queria de todo o coração e insistia até conseguir e não era de um dia para outro não, eram meses...anos até.

Hoje em dia as crianças tem tudo o que querem e o que não querem e não precisam se esforçar ou lutar por isso, dai a determinação acaba ficando em segundo plano.
Imagem Google


Vendo uma matéria, bem legal sobre o assunto na Revista Educar para Crescer, assisti na integra a palestra da psicóloga  Angela Lee e penso exatamente assim, quem não tem determinação não chega ao fim de nada. Ela disse  "Existem muitos indivíduos talentosos que simplesmente não vão até o fim com seus compromissos".

Não sei se é meu lado sagitariano de ser, não consigo conceber algo que comece e que eu não consiga terminar, pra mim sem foco não tem realização.

Mas como ensinar isso para as crianças...a duvida me persegue ainda!!!

Perguntei para meu filho, qual era o seu maior sonho. Esperava uma resposta simples, tipo ter alguma coisa sei lá.

Mas não foi, para a minha tristeza ele disse não ter sonho. Como Assim???

Meu Deus meu filho não almeja nada, não quer nada então consequentemente não vai chegar a lugar nenhum.

Confesso tenho um medo danado disso, acho que toda família tem uma pessoa que não vai pra frente pelo menos na família dos meus pais tem...e definitivamente não é isso que desejo pra ele.

E depois desta pergunta com essa resposta...comecei a pesquisar como eu posso ensinar ele a ser determinado, a ter projetos e sonhos?

Quando falei com o meu marido sobre a s minhas inquietações ele me disse:

Relaxa, acho que ainda é cedo para ele pensar sobre isso!

Mas eu sou mãe e estas coisas mexem comigo demais, quem não sonha um futuro melhor para o filho não é?

Ai lendo a reportagem e fui me acalmando...enfim determinação se aprende.... UEBA!!!!

Tudo que se aprende, pode ser ensinado então lá vamos nós...aos primeiros passos.
Imagem google


  •  Ensinar a sonhar, desejar algo de todo o coração.

Pensei no que ele mais gosta de fazer ...e é ajudar, ensinar. Vou por este caminho para ajudar ele a conquistar o seu "Sonho próprio" rsrrs sim preciso incentivar ele a ter algo e motivo para querer aquilo. Não vai ser fácil, mas sou determinada e como sempre digo, ele é o meu projeto e eu sou determinada, vamos conseguir certo!

  •  Incentivar um projeto criativo

Isso ele tem... projetos, muitos desde os mais engraçados até os mais loucos. Só preciso ver o que realmente é viável e apoiar a realização dele.

Logo no pré a professora já sentiu que mesmo sendo muito inteligente ele não é muito proativo, então outro meio de se ter uma criança determinada...

  • Não resolver todos os problemas para ele.
Tenho uma falha enorme sobre isso. Principalmente no que se refere a escola...sempre acabo tomando partido e saindo logo para resolver e descobri que isso não é bom... ele mesmo tem que resolver suas pendengas escolares, mesmo me dizendo que tentou e não foi ouvido (a maioria das vezes é assim) vou me controlar e não vou mais intervir a não ser em casos extremamente necessários.

Apesar da pouco idade ele é uma criança comprometida, com as suas coisas. Faz sua lição de casa sem eu mandar e outras coisas na sua rotina de afazeres, mas estamos travando uma batalha agora aos 7 anos...tudo que antes era fácil ele ia fazer todo animado, agora é uma batalha...mas como dizem isso é fase e vamos passar com fé em Deus #oremos

O que faz ele fazer tudo que eu peço ultimamente gira em torno dos minutos em que ele poderá ficar jogando no Tablet isso sim é um inferno =(

Quando pensei em dar o tablet, pensei em  aplicativos para ele aprender...mas ai começou a ver os jogos e nenhum aplicativo de aprender é melhor que qualquer jogo. Então se não é para agregar em algum aprendizado, sou dura e já corto logo. Resultado esta sem jogar.

  • Ensinar a ser mais comprometido sem ser por trocas 
Tipo se fizer isso não tem aquilo. Na teoria é fácil, mas na pratica não é brinquedo não =/
Ai sinceramente estou travada o negócio não esta fácil tudo que ele tem de bonzinho, multiplica em teimosia.

  • Ensinar a não ter medo de errar
Não sei como ajudar sobre isso, pq sinto que ele fica bravo qdo erra no jogo de vídeo game por exemplo, mas não fica bravo quando tira 8 em uma prova e vê que errou por distração e não foi por não dominar o assunto...então o que acham?  Eu não sei, mas acho que não tem medo de errar.

A professora do pré disse que sim, que ele tem muito medo de errar e prefere não tentar =/, ele esta no segundo ano do fundamental...mas só a professora do pré parou para me ouvir e ajudar ele nestas questões.

Sabe uma criança brincando com outra e esta outra que  vem e tira o que ela esta brincando, ai começam a brigar?

Pois é ele nunca reagiu a isso quando era bebezinho, ele simplesmente trocava de brinquedo e pronto.

O pai ficava maluco e dizia ele tem que reagir, mas  o estranho que com o primo sempre brigou e chorava pelas coisas com as outras crianças não...ai vai saber o que pensava. Agora no segundo ano já não deixa...muito rsrsrs pq a maioria das vezes nem liga, fica bravo mesmo qdo quebram.
  • Cobrar na medida certa
Eu cobro demais e o pai dele também, então nossa alternativa e policiar um ao outro para que possamos cobrar na medida certa e de um jeito mais produtivo.

E vocês tem algum dilema na educação dos filhos?

Se for determinação e sonhos #tamojuntas vamos trocar figurinhas?

Escrevam como estão lidando com esta situação, além de me ajudar, ajudaram outras mães a refletir sobre o tema.

Bjs
+Mãe de Moleque





 
Tecnologia do Blogger.