Precisamos falar de um assunto delicado...

É um tema delicado, mas muito importante na vida dos meninos e que vai refletir bastante na vida adulta. E o meu propósito aqui é ajudar as mães a ajudar seus filhos.

Pesquisando na internet sobre assunto, se fala pouco em como ajuda-los ainda na infância. É um problema sério que causa baixa auto estima e reflexos na personalidade.

(foto google)


Micropênis é normalmente referido no contexto médico como uma condição de um pênis cujo comprimento quando esticado flácido é mais do que 2,5 desvios padrões abaixo do tamanho médio para a faixa etária.

A média ao nascimento do pênis esticado é cerca de 4 cm (1,6 polegadas), e 90% dos meninos possuem entre 2,4 e 5,5 cm (0,9 e 2,2 polegadas). O crescimento limitado do pênis ocorre entre o nascimento e os 5 anos de idade, mas muito pouco ocorre entre os 5 anos e o início da puberdade.

O tamanho médio no início da puberdade é de 6 cm (2,4 polegadas), atingindo o tamanho adulto cerca de 5 anos depois.

Em torno de um em cada 200 homens possui. o micropênis. Algumas causas identificáveis são a deficiência do hormônio do crescimento e/ou gonadotrofinas, pequenos graus de insensibilidade a andrógeno, diversas síndromes genéticas (doenças congênitas) e diversas variações em genes homeobox.

 Alguns tipos de micropênis podem ser tratados com hormônio do crescimento ou testosterona no início da infância.

O médico urologista Dr. Eduardo Lopes alerta que os meninos devem ser levados desde de cedo a uropediatras, é este médico que terá a capacidade de saber se o crescimento peniano esta normal ou não.

Assim como existe uma tabela para crescimento de altura das crianças, há também uma tabela que mostra se o crescimento do pênis, mas apenas os meninos que têm micro pênis são submetidos a tratamentos com hormônios.

“Hoje em dia existem várias maneiras de dar um aumento no pênis de meninos até 5 a 7 anos de idade. Podem usar medicamentos orais, adesivos ou até injeções que vão ajudá-lo. Mas apenas na fase infantil”, conta.

“Mesmo assim é preciso ter cuidado ao tratar deste assunto na frente da criança, para evitar traumas”, aconselha Geraldo Faria, urologista e presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual.

Tem pais que levam ao médico por achar que o pênis do garoto é pequeno. Mas às vezes, é só aparência, pois se o menino é gordinho, então parece que o pênis é menor do que deveria”, conta Lopes.

O que penso sobre isso é que devemos ter mais atenção com os meninos e saber como ajuda-los. As mães de meninas levam-nas em ginecologistas, porque nós mães de meninos não podemos leva-los em urologistas regularmente não é?

Abraços
+Mãe de Moleque



Fonte: Wikipédia
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2011/09/15/e-possivel-aumentar-tamanho-do-penis-ate-os-sete-anos-diz-medico.htm
 

178 comentários:

  1. Gostaria de saber se esses números da tabela são com o pênis ereto? Meu filho tem 11 anos, já tá um mocinho e nem preciso de tabela, quando ele está só de cueca de manhã já dá pra ver a mala que ele tem kkkk deve ter bem mais de 10cm segundo o gráfico viu ... O.o meu loirinho é bem dotado rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá td bem, pela tabela ele esta com um tamanho normal, mas precisa ver ereto. Abraços

      Excluir
  2. Não acho normal não, ele tem bem mais que o normal do gráfico ... Meu loirinho vai dá trabalho rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter Mala como vc falou, não significa muito nesta idade, pq ainda esta em desenvolvimento e pode parar o tamanho do pênis entendeu?
      O saco, acho isso que vc se refere como mala rssrs, é normal parecer grande agora pq ele abaixa e qdo infantil fica grudado mais ao corpo.
      Nem sempre ter um membro grande ajuda na vida adulta, pelo contrário pra arrumar uma parceira muitos tem dificuldade. Mas é um bom papo vou fazer um post sobre isso e convidar um urologista pra falar sobre tamanho acima da média brasileira e qdo pode se notar isso .

      Excluir
    2. Oii aos 16 pode fazer esse tratamento hormonal? Quem tem micropênis

      Excluir
  3. Qual tamanho normal pra nove anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casos de micropenis sim Natalia... Um garoto mais dotadinho apresentaria uns 10cm..

      Excluir
    2. Meu filho tem 11 anos e 5cm flacido e 10cm ereto o tamanho esta normal para a idade,?

      Excluir
  4. Meu filho tem 9 anos mais o pênis dele e do tamanho de uma criança de 2 anos muito pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um urologista, pra ver o tamanho certinho. Muitos tem uma gordurinha no pubis e precisa medir esta parte que esta dentro tbe. Caso esteja enquadrado no micro pênis o ideal seria um tratamento antes dos 7 anos, mas só o médico pode orientar melhor

      Excluir
  5. Meu filho fará 10 anos e fez uma cirurgia de fimose e dele ta pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia de fimose é uma coisa o tamanho em si é outro. Na puberdade aumenta o testículo e o pênis gradativamente. Se ele for gordinho só saberá o tamanho se medir desde o começo perto do pubis. Mas converse sobre isso com um urologista, pode precisar de um complemento hormonal

      Excluir
  6. Meu filho tem 13 anos e agora comecou a mi fazer perguntas. Sobre o tamanho do pênis. Fiquei sem saber o que fala .pois não imagina que ele tem o pênis infantil..Não desenvolveu nada e agora o que posso fazer pra ajuda meu filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um post sobre isso. A genitália masculina começa a desenvolver por volta dos 15 anos. Primeiro o saco fica mais baixo e por ultimo o pênis, começa a ficar próximo do tamanho de adulto. Leve ele no urologista, assim pode esclarecer todas as duvidas dele, eu faria isso.

      Excluir
  7. Meu filho tem um ano e 2 messes e tem 5cm com ele molinho ,acho q tá normal né???

    ResponderExcluir
  8. Qual o tamanho normal pra um menino de 4 anos, tive duas meninas e fico perdida com o caçula! Ele é muito alto pra idade e magro e de todos os meninos que eu vejo é maior que o dele, até de mais novos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de 4 cm ereto, mas o desenvolvimento mesmo fica completo por volta de 15 anos. Mas leva em um urologista que avalia melhor

      Excluir
  9. Boa noite
    Meu filho tem 08 anos e acho o pênis dele muito pequeno,ele é um pouco gordinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila, vai mudar bastante isso ainda, leve sempre ao urologista para acompanhamento

      Excluir
  10. Ola tudo bem, as vezes a pubis dele tem gordurinhas e parece menor, mas só vai começar a crescer mesmo por volta dos 15 o escroto tbe. Mas se tiver com dúvidas leva ele no urologista e importante este acompanhamento

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu filho tem 9anos e acha o pênis dele muito pequeno ele é magrinho e tem 1:38 fico sem falar para ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre oriento a levar os meninos desde bebes em urologistas, para acompanhar. O pênis começa a ter o tamanho considerado normal por volta dos 15 anos, antes disso é infantil e não acompanha os estirões dos meninos, o que traz desconforto e as mães acham desproporcional pela altura. Mas qq duvida, converse com o especialista ele pode ajudar.

      Excluir
  12. Ola meu filho fez 10 anos o pênis dele parece de um bebê mas ele e bem gordinho mesmo como posso medir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pede pra ele mesmo medir e qdo tem o pubis gordinho, parece menor mas tem que medir ereto e desde a pubis lá na parte gordinha, bem pra trás. É o que vejo as mães preocupadas, mas fica em paz ele ainda esta em desenvolvimento, mesmo os pêlos crescendo agora... primeiro vc e ele vai notar é o aumento do escroto e fica mais caído e por ultimo o pênis.

      Excluir
  13. Olá meu filho tem 11 anos qual o tamanho normal pra idade dele...ele é gordinho e acho que é muito pequeno

    ResponderExcluir
  14. Meu filho acabou de fazer 13, mediu e me falou que o pênis dele flácido tem 9,6 cm e ereto tem 15,2 cm. Isso é normal pra quem fez 13 um mês atrás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem grande na vdd

      Excluir
    2. meninos tem tendência a aumentar os fatos principalmente nesta idade, achando que tamanho é documento. Na verdade na puberdade e iniciação sexual ter um pênis fora do "normal" e ficar por ai contando afasta as meninas da idade dele, que tem medo da primeira relação. O que pode acontecer é ele tem um bom desenvolvimento agora pq esta no pico hormonal antes do tempo e ficar no tamanho de adulto antes da fase final de crescimento. Meninos nesta idade querem se comparar a atores pornôs pq acham que isso é legal, cabe ao meu ver as mães ensinarem que não é bem assim não é mesmo. Boa sorte pra vcs

      Excluir
    3. Misericórdia,rsss maior do que o do meu marido.

      Excluir
  15. Bom dia meu filho tem 7meses e o pênis dele e muito pequeno quase não se ver o que devo fazer?e normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 meses é bb, não se preocupe com isso. Se quiser eu oriento a todas as mães aqui. Levem em urologista, ele é o o especialista e se tiver algum "problema" podem ajudar, assim como a ginecologista ajudam a as meninas com problemas de desenvolvimento.

      Excluir
  16. Olá, meu filho irá fazer 2 anos e estou levemente preocupada o pênis dele ereto fica em torno de 7 a 8 cm isso é normal??

    ResponderExcluir
  17. Meu menino esta com quase 9 anos e seu penis esta 5cm flacido. Ele cresceu muito esta com 1,50 de altura ao olhar parece desproporcional. Devo procurar um médico para ele?

    ResponderExcluir
  18. Meu irmão tem 10 anos e o pênis dele tem 1cm ia devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele quem mediu? Leve ele em urologista, poderá orientar ele melhor e ver se esta com algum problema de desenvolvimento

      Excluir
  19. Meu filho tem 12 anos e tem 7 a 8 cm e normal? acho que esta muito pequeno para esse idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade.É importante este acompanhamento.

      Excluir
  20. Meu filho tem 18 anos e 7-5cm flácido e 12cm ereto, devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade.

      Excluir
  21. Mim ajunde meu filho tem 5 anos o penis dele e muito pequeno ereto tem 4.5cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade. O desenvolvimento dos meninos começa bem mais velho.

      Excluir
  22. Meu filho tem 11 anos e tem 8 cm é normal?qual a média de um pênis de menino com 11 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade. O pênis é o ultimo a crescer e ficar no tamanho normal de adulto

      Excluir
  23. Oi boa noite meu filho tem 10 anos e o pênis dele tem 4,5 cm e normal ? Ele e gordinho devo me preucupa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consulte sempre o penis dele porque isto é um tamanho de micropenis, por exemplo meu filho de 11 anos tem mais de 12,00 cm.

      Excluir
  24. Eu acho muito pequeno o pênis do meu filho o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade.

      Excluir
  25. Meu filho tem vai fazer 11 anos e achando o pênis dele muito pequeno, qual o tamanho ideal do pênis nessa idade ?? E qual a forma certa de medir ele precisa estar ereto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, o pênis deve estar ereto ao máximo.
      O comprimento é medido com a pessoa em pé e com o pênis paralelo ao chão. A medida do comprimento é feita horizontalmente ao longo da região dorsal (de cima) do pênis desde a origem (base) até a ponta.

      Excluir
    2. Leve sempre a um urologista é importante este acompanhamento nos meninos. Como medir ensinaram aqui direitinho, mas tem muitos fatores que podem dar diferente da tabela...vai começar na puberdade o saco escrotal aumenta e da impressão do pênis ainda menor, o pênis começa da aumentar de tamanho aos 15 e no máximo até os 16 já terá o tamanho de adulto.

      Excluir
    3. Oie eu tô no face da minha mãe meu tenho 10 anos qual o tamanho adequado para meu pênis

      Excluir
    4. Rapazinho, o normal na sua idade é entre 6 e 8 cm ereto, tem uns que tem mais e outros menos, por isso não deve se preocupar, mas o certo é pedir pra sua lhe levar a um urologista.

      Excluir
  26. Sempre leve os filhos ao urologista, ele pode acompanhar melhor a puberdade. Mede de pé desde a pubis, alguns meninos tem uma gordurinha nesta região o que pode parecer menor, mas o desenvolvimento do pênis começa por volta dos 15anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade, aqui em casa sempre fazemos a medição do pênis do meu filho tanto esticado, flácido quanto ereto. O desenvolvimento do pênis dele começou mais cedo aos 12.. Agora com 14 ele tem cerca de 16.5cm

      Excluir
  27. Meu filho tem 8 anos acho o pênis pequeno ,. Qual a probalidade dele puxar o pai que tem micro☹️?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só urologista pode ajudar e até intervir, tem como aumentar um pouco com tratamento idade certa pode ter bons resultados

      Excluir
  28. Qual é o tamanho médio do pênis de um menino de 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me tornei mãe recentemente então não tem como falar sobre meu filho, mas meu sobrinho que hoje tem 15 anos, aos 10 anos tinha um pênis de cerca de 13cm ereto de acordo com a minha cunhada e já ejaculava.

      Excluir
    2. Tem uma tabela de tamanho peniano aproximado. Mas não leva em conta por exemplo se o menino esta acima do peso e tem gordura pubiana, assim pode parecer menor, leve sempre a um urolista para acompanhamento

      Excluir
  29. Oi mãe, se puder me ajudar na minha situação, tenho dois filhos, um de 16 e outro de 8 anos, o de 16 anos apresentou seu crescimento em relação a genitais e pelos normal, embora seja um pouco avantajado, por volta de seus 12 anos apareceram os pelos e líquido seminal. Já o meu menino de 8 anos, reparei que, enquanto tomávamos banho (ele ainda não gosta de tomar sozinho) seu pênis estava ereto e posso afirmar que era quase do tamanho do meu filho mais velho, senão igual. Além de outro sinais como polução noturna (percebi na cueca dele) e pelos pubianos. Isso me preocupa pois tenho medo que ele sofra algum tipo de transtorno. Se alguém puder me orientar ou compartilhar experiências de como resolveram, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meninos começam a ter o "tamanho" que ira ficar como adulto por volta dos 15 até 16 anos, antes disso é considerado pênis infantil

      Excluir
    2. Então mãe, mas o que devo fazer se meu filho apresenta um pênis muito grande? Devo esperar até a puberdade pra ver se normaliza ou devo procurar tratamento hormonal logo de cara?

      Excluir
    3. Pênis grande, não tem tratamento para parar de crescer. Tem tratamento a ser tentando em caso de micropenis

      Excluir
    4. Entendi.. Fico feliz porque meu filho vai fazer sucesso com as mulheres mas me sinto preocupada se isso pode causar problemas futuros

      Excluir
  30. Olá


    Meu filho tem 15 anos e o pênis dele tem 17cm é normal pra idade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os meninos alcançam o maturidade peniana aos 15 até 16 anos, depois disso muda pouco

      Excluir
  31. Pra uma criança de 5 anos qual o tamanho normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então mãe, normalmente são 8/7 cm quando ereto, mas isso varia de criança pra criança, tem alguns meninos que são mais avantajados ou menos avantajados mas depois normalizam, enquanto uns continuam crescendo muito ou não crescem. Tenho um sobrinho que com 5 anos ele tinha 10cm de pênis ereto, hoje com 12 ele apresenta 14cm segundo a minha cunhada... Mas o mais recomendado é ir a um urologista pra sanar todas as dúvidas.

      Excluir
  32. Não se preocupe com isso agora. Mesmo pq se a criança esta um pouco acima do peso parece menor de que uma criança magra. Não tem tamanho certo e sim aproximado que coloquei uma tabela para verificarem, o importante é levar sempre urolgista para acompanhamento e se necessário alguma intervenção, mas só ele pode acompanhar melhor seu filho.

    ResponderExcluir
  33. Meu filho tem 5cm normal 9 cm ereto ele tem 14 anos e ele é meio gordinho devo mim preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o pênis em si o desenvolvimento fica entre 15 e 16 anos, e quando é gordinho tem que medir bem mais pra trás na pubis, pq tem parte que não aparece.

      Excluir
  34. Oi, eu e meu marido somos bem corujas e desde quando nosso filho é pequeno nós medimos ele, mas sempre medimos e achamos normal, mas acontece que ele completou 16 anos há 5 meses e tem um pênis de 19cm, acabando sendo maior que o pai.. nós achamos que esse crescimento foi durante o estirão, será que esta normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado pq quem anda respondendo as coisas aqui não são especialistas. Oriento sempre que procurem um urologista, meninos tbe precisam ser acompanhados por especialistas.

      Excluir
  35. Sim é normal, deve estacionar o tamamho agora

    ResponderExcluir
  36. Meu filho de 11 anos tem 12,00 cm ereto é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esta bem grandinho viu!

      Excluir
    2. Procure um urologista, ele poderá te afirmar com certeza e tirar as suas dúvidas

      Excluir
  37. O primo do meu filho tem 11,5 ereto é normal? Ele tem 11 anos

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho 12 anos e meu penis tem 12cm quando ereto, devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o do meu filho ta maior que isso com 11 anos, ele esta com uns 12,2 mais acho que não

      Excluir
    2. Pede pra sua mãe marcar um urologista, sempre é bom fazer acompanhamento, tirar suas dúvidas. O normal nesta fase é crescer mais a bolsa escrotal e por último o penis por volta dos 15 e 16 chegam a maturação, alguns entram nisso antes e por isso a diferença de tamanho e não quer dizer nada.

      Excluir
  39. Meu filho tem 12 anos e 14cm de pênis, você acha que é grande pra idade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta mais ou menos 1,5 acima do que era p ser grande, então esta grande sim

      Excluir
    2. O meu filho tem 12/13 anos e tem um pênis 6 cm mole e 12 cm duro, o penis dele é pequeno demais?

      Excluir
    3. Isso é bem relativo, precisa medir na altura certa. Ter um tamanho fora da curva não quer dizer nada pq pode parar de crescer antes da hora também, significa que a maturação dele começou um pouco antes. Vai mudar ainda, o pênis chega a maturação sexual por volta dos 15,16 e muda pouco depois na fase adulta. Sempre oriento procura um urologista, os meninos precisam ser acompanhados como as meninas são e ter um lugar para tirar suas dúvidas e até das mães.

      Excluir
  40. Acho que é meio evasivo eu pedir pro meu filho "ficar duro" e medir ele, não sei como falar isso com ele, você já mediu ou mede o seu? Tem como me dar algum conselho e orientar em relação as medidas, quanto deu, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não se sente confortável e não tem abertura pra isso. Não faça. Leve ele a um urologista e faça acompanhamento, mães de meninos precisam entender que os filhos também precisam de acompanhamento e fazer exames, um lugar para tirar as dúvidas tbe.

      Excluir
  41. O meu filho de 11 anos bate punheta para crescer o pênis e mede mais de 12,5 com 11 anos e também pede p mim comprar uns balões p ele ficar em cima do penis p ele usar o penis para estourar pois o balão é macio e ele fala que estoura varios todo dia somente com o penis! e quando ele não consegue fica achando que o penis está pequeno, mais quase nunca ele não consegue, ele sempre consegue por cousa que as vezes o penis chega ao final do balão e ele estoura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou respondendo e sou a mesma pessoa que comentou isso e vim avisar que acho isso um pouco estranho!

      Excluir
    2. Ele esta descobrindo a sexualidade, acredito ser normal e que bom que tem abertura pra conversar com vc. Sobre o tamanho, ele vai ter a maturação com 15 ou 16 anos então ainda vai se desenvolver. Procure um urologista conversem sobre suas dúvidas

      Excluir
  42. Meu filho tem 12 anos é bem branquinho mas o pênis é escuro e flácido mede 15 cm. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve se preocupar, provável ficar arroxeado, imagina que precisa de muito sangue pra acontecer uma ereção entende? Com relação ao tamanho, a maturação sexual masculina tem o su pico por volta dos 15, 16 anos. Oriento sempre, levem ao urologista

      Excluir
  43. Meu filho tem 6anos é mede 1.24 de altura , e pesa 26 kl, o pênis medi 4 cm mole acho que não é normal .devo me preocupar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve se preocupar. O desenvolvimento vai acontecer até os 15 anos. Leve sempre ao urologista as suas duvidas e as dele pode ser esclarecida

      Excluir
  44. Mãe de moleque meu filho de 11 anos tem 5cm flacido e 11 ereto o tamanho esta normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é normal, ele vai notar daqui pra frente algumas mudanças. Primeiro a bolsa escrotal vai aumentar de tamanho e pode parecer que o pênis não esta acompanhando, mas vai crescer um pouco mais até os 15, 16 anos. Mas tenho repetido aqui, leve no urologista sempre mesmo que seja só pra acompanhar e tirar dúvidas.

      Excluir
    2. meu filho tem 12 anos e esses dias peguei ele se masturbando, mas não falei nada por achar normal, só que anteontem enquanto eu lavava louça ele chegou por trás de mim com o penis ereto e encostando na minha bunda, fiquei muito preocupada, devo repreendê-lo ou esperar pra ver se essa fase passa?

      Excluir
  45. mães, peço que respeitem a situação e não brinquem nos comentários, tenho um filho de 16 e um de 6 anos, eu e meu marido costumamos medir o pênis de nossos filhos para saber se está tudo nos conformes, o de 16 tem 7/9cm flácido e 13/15 ereto (varia muito) acredito que esteja tudo nos conformes, porem não sei porque varia tanto, mas o espantoso de verdade é o caçula, 9cm flácido e 14/17 rígido, não sei se é problema hormonal, ou se ele apenas é dotado, com isso o mais velho não gosta de que o caçula é mais dotado, existe algo que possa aumentar o pênis do meu filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou a mesma mãe dos garotos, e queria saber se dá para diminuir o pênis do caçula, ou aumentar o do mais velho (ele se sente insatisfeito com o tamanho), pode publicar fotos aqui?

      Excluir
    2. obrigada, então quer dizer que esse tratamento com hormônios não pode mais ser realizado com 16 anos?

      Excluir
  46. entendo, minha maior preocupação é mesmo com o caçula, porque se continuar crescendo muito ate a idade adulta (18 anos) tenho medo que ele não consiga ter uma vida sexual adequada, de qualquer forma obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  47. Você conhece algum urologista aqui no RN? se tiver o contato me avise pf que te chamo no email.

    ResponderExcluir
  48. Olá,tenho 11 anos e meu pênis tem 4,8 mole e 6,9 duro é normal?tenho vergonha de pedir pra minha mãe me ajudem prfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá normal eu acho eu tenho 13 anos e meu penis mede 12,5 cm duro

      Excluir
    2. Oi, eu tenho 12 anos e uns 13cm ereto. O seu deve tá normal. O crescimento ainda não começou com você, fica de boa que vai aumentar.

      Excluir
  49. As mães preocupadas com pênis pequeno, meu filho tem um.penis enorme ele tem 12 anos tem que usar calcas largas e nao vai na praia porque tem vergonha, morro de dó nao.posso fazer nada, se fosse pequeno ainda tem solução e no caso dele oque eu faço se ele poe uma calca mais apertadinha parece que pos umas meias enroladas. O penis dele mede 13 cm motinho, nunca medi ele ereto porq ele ja tem vergonha assim. Detalhe ele é muito pequeno e magrinho.tem 1,50 e pesa 40kl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho também passa por isso, porem ele é mais novo, procurei um pediatra para avaliar a situação, e achei extremamente importante as dicas, e os tratamentos, recomendo você consultar um também.

      Excluir
    2. lembrando que a medição que importa é quando o pênis está rígido, até porque o pediatra do meu filho falou que a variação no tamanho de quando está flácido e rígido depende muito de cada pessoa, existem pessoas que quando o pênis fica ereto, ele não muda o tamanho, e apenas fica ereto.

      Excluir
    3. sou mãe de 4 rapazes e já passei por uma situação parecida com o mais velho, quando ele tinha 10 anos já tinha que usar cuecas de adulto e calças folgadas, sempre que tomava banho de piscina ficava com vergonha na hora de sair porque não queria que olhassem pra ele, fiz as medições dele até os 16 anos, hoje está com 18 anos, da ultima vez com 16 anos mediu 22cm ereto, ele tinha vergonha até de mostrar para mim, com 10 anos tinha por volta dos 16cm ereto e 12cm molinha, temos que ficar atentas a maiores problemas que podem surgir aos nossos filhos, existem pessoas má intencionadas em toda parte.

      Excluir
  50. gente tenho um filho de 8 meses, sei que não está na hora certa de fazer medições, mas minhas irmãs e minha mãe quando me viram trocar ele falaram que ele tem um pintão, eu já tinha ouvido isso porque meu marido falou que estava grandinho pra 8 meses, ele tem 11cm quando fica durinho, um pouco maior que meu dedo indicador, está normal?, o do filho de vocês é assim também?

    ResponderExcluir
  51. acho que está um pouco acima da média, tenho um filho de 4 anos que tem 4cm ereto, então acho que o seu está bem avantajado para a idade.

    ResponderExcluir
  52. gente é normal um jovem de 15 anos ter 8cm?, ainda vai se desenvolver?, digo isso porque tenho 1 moçinha de 6 aninhos e 2 rapazes, o de 15 anos tem 8cm e o de 9 anos tem 10cm, fico preocupado com meu filho mais velho, até porque já vi os menininhos de 4 até 6 aninhos das minha amigas urinando em público e era maior que meu dedo uns (10cm), o do meu filho é menor até do que os meninos mais novos, estou me preocupando por nada, ou ainda vai se desenvolver completamente???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou passando por essa mesma situação, meu filho de 16 anos tem 7cm quando fica durinho, mas eu já vi o pipizinho do meu sobrinho de 5 aninhos saindo do banho sem toalha e com certeza era maior, já vi o filho da minha amiga de 4 aninhos com o pipi duro urinando em público, e era bem maior que o dedo indicador da minha amiga, tinha uns 11 ou 13cm, morro de angustia dessa situação...

      Excluir
    2. gente, isso é normal, tem crianças que nascem mais avantajadas que outras, está no DNA de cada um, até onde sei tratamentos que podem ser acompanhados por urologistas e pediatras, tratamentos "aprovados" são feitos com 6 até 8 anos, após isso fica difícil trabalhar com os hormônios da criança, podendo ocasionar mais problemas do que solucionar, quanto ao tamanho do pênis é da genética de cada um, aqui em casa tenho um rapaz de 16 anos bem avantajado com 19cm, já o irmão mais novo não é dotadinho, tem 14 anos e está com 8cm, já trabalhei em berçário, e posso afirmar que desde o nascimento o tamanho e os formatos já são diferentes, tinham bbs que nasciam gordinhos, e tinham pênis embutido (2cm), tinham bbs que já nasciam bem dotadinhos, com 7 a 12cm eu já vi, não se preocupe, que o importante é que ele esteja saudável mãe.

      Excluir
    3. Meu filho tem 13 ano e mole tem 13 cm e duro tem 16 cm e normal

      Excluir
  53. Oi, meu filho tem 12 anos, quase 13, e tem de 11,6 a 13,4 ereto.
    Tá normal? Os amigos dele falam que é grande, os amigos dele disseram que os deles tem uns 9cm estando ereto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aqui é a mesma pessoa, aguardo resposta, me ajudem pfv!

      Excluir
    2. está um pouquinho acima da média, nada para se preocupar, quando completar 15 anos crescera até os 18 anos e vai estabilizar ficando proporcional, as crianças com 12 anos o tamanho médio é 9 ou 8 cm, mas isso não quer dizer que seu filho tenha algum problema.

      Excluir
  54. Oi,tenho 13 anos e me acho dotado,tenho 10 cm de penis mole e 17 ereto,nunca tive esse negocio de "medição" em casa.Eu preciso ir ao Urologista ou posso ficar tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ir ao Urologista sempre. Está grandinho sim, mas tome cuidado pois a maior parte dos adolescentes acaba aumentando um pouco o tamanho, então meça direito.

      Excluir
  55. Oi, tenho 17 anos e acho meu pênis abaixo da média, meus pais sempre falaram que é normal, mas eu me sinto insatisfeito, tenho 6cm mole e 12cm ereto, na roda de amigos eu sempre sou o menos dotado, ainda da tempo de ir a um urologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde para ir ao urologista. A média de brasileiros adultos é de 12 a 16cm estando ereto, então está na média.
      O seu pênis não deve se alongar mais, porém, ainda pode ficar um pouco mais grosso.

      Excluir
  56. Bom dia, tenho três filhos, uma menina de 7 anos e dois meninos de 14 e 16 anos. nunca tive o hábito de medir, mas sempre perguntei se estava com algum problema no tamanho, dor, coceira e etc, perguntei a eles 1 mês atrás, o mais novo falou que estava tudo bem, já o mais velho falou que estava com vergonha de me falar que de um ano pra cá o pênis dele não para de crescer, até ai eu falei que era normal, que nessa idade é assim mesmo, mas ai ele falou que estava com 15,7cm mole e 23,3cm duro, nisso eu pensei que ele estava medindo errado e perguntei se como ele tinha medido, ele falou que mediu de baixo do abdômen até a "cabeça" totalmente duro, levei os 2 para um urologista e ele falou que o problema é macropênis, disse que é raro, e que não tem muito o que fazer, falou que até os 18 anos ainda pode crescer cerca de 2/3 cm quanto ao mais novo falou que estava acima da média, mas nada muito fora do normal, tinha 10cm mole e 18,6 ereto, ele me perguntou de onde eles podem ter puxado, mas eu não faço a minima ideia, do meu marido com certeza não, e eu não tenho irmãos, mais alguma mãe passa por esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo por esse mesmo problema, meu filho caçula de 12 anos tem 19cm, o que nos resta é fazer um acompanhamento psicológico e não deixar a insegurança tomar conta dos nossos filhos, assim como disse a Adriane.

      Excluir
    2. Olá pessoal, vejo que é um assunto muito contraditório, logo vou trazer um especialista para falar sobre o assunto e uma psicóloga também. Peço encarecidamente, não coloquem e-mails e deem respostas como especialistas se não o forem. O blog Mãe de moleque, não se responsabiliza pela respostas dadas por outras pessoas e nem vírus, ou até mesmo casos de pedofilia (preservem seus filhos) que tenha sido praticado por pessoas de má fé. Repetimos não enviem fotos nem e-mails a ninguém!!!

      Excluir
  57. muito bom meu filho esta entrando na puberdade e tem um pinto bem grande maior que o dos primos mais velhos acho muito importante orientsr ele. Esses dias peguei ele se masturbando mas acho que é normal. Muito boa a postagem. Falei com a a adriane mendes que deixou o emai e ele é muito boa ajudou muito

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de saber se a cor da pele influência no tamanho... Eu sou negra e minha família toda também, mas meu marido é braquelo que só, meu filho nasceu um negão e sempre vi que ele sempre foi mais fortinho que os outros e sempre teve um penis enorme.. Esrou curiosa pra saber se isso nao tem relaçao com a cor da pele ou é somente hormonal mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da etnia tem sim uma diferença, pequena, mas pd ter. Dúvidas, leve ao Urologista.

      Excluir
  59. Oi gente, tudo bem? Estou passando por um problema.
    Eu tenho 3 filhos, 2 meninas e um menino.
    As meninas tem 17 e 18 anos, e ele tem 16.
    Porém, um dia desses, ele veio me contar que estava trocando fotos íntimas com a namorada dele (ele usou o termo Nudes eu acho). Queria saber se já está na idade de ele fazer essas coisas.
    Ah, também, as minhas 2 filhas viram ele saindo do banho recentemente, e ele estava com o pênis ereto, e elas fizeram piadas do tipo "Eu tenho um irmão dotado" ou "Que isso maninho, já tá grandinho".
    Mais tarde ele veio me dizer que estava trocando fotos íntimas e também me disse que ele tem um pênis de 23cm ereto. Eu assustei, pois o pai dele tem menos, tem 21cm.

    E ele também está sentindo muita atração sexual com a namorada dele, pois ela mandou uma foto da sua intimidade pra ele.
    Resumindo: queria saber se já está na hora de ele trocar fotos íntimas e se o pênis dele está de um tamanho normal.

    Aguardo resposta!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu levei ao Urologista e ele disse que o nome é Macropênis, ele disse que eu nao preciso me preocupar pois nao vai prejudicar a saúde do meu filho. Obrigada Adriana pela ajuda.

      Excluir
    2. Bom, acho bom vc prestar atenção se o crescimento já estabilizou ou não, digo isso pois levei meu filho de 16 anos para o urologista e depois da consulta apenas disse que está abaixo da média 10cm ereto mas disse para eu ficar atenta pois o pênis cresce até os 18/19 anos podendo aumentar de 1 a 3 cm de 16 para 19 anos, já o caso do seu filho acho bom ficar de olho pois a ferramenta dele pode crescer até os 26 e ter diversos problemas sexuais no futuro.

      Excluir
    3. passei por uma situação parecida quando fui para chácara meu filho de 14 anos foi tomar banho no açude com os primos e as primas e ele me falou que as primas mais velhas de 18 e 19 anos ficaram falando piadas baixinho com ele, do tipo olha la o cavalo, caramba priminho ta crescendo ein e que ele estava dotadão, (ele tem 21 cm) enquanto os priminhos mais novos nem entendiam, ai nos vemos a inocência dos jovens e o quanto nós precisamos tomar cuidado com pessoas mal intencionadas.

      Excluir
    4. quanto aos comentários das suas filhas é extremamente normal entre os irmãos, aqui em casa tenho 3 moças de 17 18 e 20 e 1 rapaz de 14 e eles tiram sarro entre si o tempo todo principalmente com essa idade, já quanto trocar nudes acho errado e orientei meus filhos a não fazer para não ocasionar em maiores problemas e quanto ao tamanho realmente é gigante meu filho tem 15cm e eu já acho grande 23 é enorme ksksks.

      Excluir
    5. Olá pessoal, vejo que é um assunto muito contraditório, logo vou trazer um especialista para falar sobre o assunto e uma psicóloga também. Peço encarecidamente, não coloquem e-mails e deem respostas como especialistas se não o forem. O blog Mãe de moleque, não se responsabiliza pela respostas dadas por outras pessoas e nem vírus, ou até mesmo casos de pedofilia (preservem seus filhos) que tenha sido praticado por pessoas de má fé. Repetimos não enviem fotos nem e-mails a ninguém!!!

      Excluir
  60. Bom dia pessoal, vejo que é um assunto muito contraditório, logo vou trazer um especialista para falar sobre o assunto e uma psicóloga também. Peço encarecidamente, não coloquem e-mais e deem respostas como especialistas se não o forem. O blog Mãe de moleque, não se responsabiliza pela respostas dadas por outras pessoas e nem vírus, ou até mesmo casos de pedofilia (preservem seus filhos) que tenha sido praticado por pessoas de má fé. Repetimos não enviem fotos nem e-mails a ninguém!!!

    ResponderExcluir
  61. Oiê eu tenho 13 anos e tenho 16, 5 cm de pênis"ereto" e queria saber se tá normal pra minha idade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tome cuidado para medir direito. Crianças da sua idade normalmente tendem a exagerar os fatos.
      Recomendo sempre ir ao Urologista.
      Está um pouco acima da média.

      Excluir
  62. Oi gente, meu filho está com 12 anos e, recentemente, eu fui medir o pênis dele (sou bem coruja sabe) e estranhei pois deu 12 cm. Achei muito grandinho pra idade. Eu medi com ele em pé, da base até a glande.
    Eu medi certo?
    Preciso levar ao Urologista?

    Tem como anexar fotos aqui para algum Urologista poder ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande pra idade mas pode estabilizar depois...
      Sobre as fotos, a maneira mais fácil é você deixar seu contato via email pra que algum urologista possa entrar em contato. Mas lembre-se de sempre ter cuidado.

      Excluir
  63. mães, peço que respeitem a situação e não brinquem nos comentários, tenho um filho de 17 e um de 7 anos, eu e meu marido costumamos medir o pênis de nossos filhos para saber se está tudo nos conformes, o de 17 tem 7/9cm flácido e 13/15 ereto (varia muito) acredito que esteja tudo nos conformes, porem não sei porque varia tanto, mas o espantoso de verdade é o caçula, 9cm flácido e 14/17 rígido, não sei se é problema hormonal, ou se ele apenas é dotado, com isso o mais velho não gosta de que o caçula é mais dotado, existe algo que possa aumentar o pênis do meu filho? OBS: estou comentando novamente esperando a pronunciação de um especialista no chat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, tenho 21 anos e estou gravida de 6 meses pela primeira vez, o mais próximo dessa situação que aconteceu comigo foi quando entrei no quarto do meu irmão para pegar meu cel carregando, e meu irmão de 9 aninhos estava trocando de roupa, eu já tinha visto ele sem roupa outras vezes anos atrás, mas dessa vez o pipi estava muito desproporcional, maior que o do meu namorado com certeza, falei isso a nossa mãe já que nunca tivemos o costume de fazer medição e ele toma banho sozinho desde os 7 aninhos, recomendo procurar um urologista ou pediatra com antecedência.

      Excluir
    2. Raiane, cada um cresce de uma forma diferente e não podemos comparar. Como tem meninas com mais peitos que outras, com a vagina diferente das outras. Não somos iguais, sempre que surgir este assunto desconverse, muda história, ajude seu outro filho a fortalecer a autoestima, eles não são só pênis, como meninas não são só peitos e etc...entende? Se esta na adolescência muita coisa pode mudar até terminar a maturação sexual do seu filho. Procure sempre um urologista! abraços

      Excluir
  64. Bom dia, meu nome é Luana, tenho 17 anos e 2 irmãos mais novos, um de 15 anos e o caçula de 7 anos que eu sou muito apegada e amo muito, a uma semana atrás +ou- ele torceu o pé jogando bola com os primos, eles trouxeram ele para casa nas pressas, e minha mãe estava fora trabalhando então eu dei um analgésico e fui dar banho nele para poder enfaixar com umas ataduras depois, normalmente ele toma banho sozinho desde os 6 anos, mas ele estava manhoso dizendo que não tava conseguindo ficar em pé direito, então quando fui dar banho nele (de mangueira) os priminhos de 3,5,6 7 anos pediram pra tomar também (eles gostam de uma bagunça) aí quando eles tiraram a roupa para tomar banho eu percebi que o do meu irmãozinho era muito maior que os dos primos, eu nunca tinha visto outros pipis além do meu irmão quando ele corria pelado pela casa, me assustei porque era umas 2 ou 3 vezes maior, eles nem ligaram para isso, continuaram pulando e bagunçando, todos ficaram de pipi durinho achei normal porque sei que isso é espontâneo e natural, mas achei o tamanho desproporcional, tinha uns 11cm molinha e 16cm ereto, enquanto os outros tinham uns 2 ou 4 ou 6cm molinha e 6 ou 8cm durinha, lembro que ele tinha feito cirurgia de fimose bem novinho, não sei se tem algo a ver, até aí tudo bem, pensava que era genética, até que antes de ontem eu entrei no quarto deles (meus irmãos dividem o mesmo quarto enquanto eu fico em outro) entrei no quarto deles e meu irmão de 15 anos estava pelado se trocando, eu fechei a porta no msm segundo que abri e fechei os olhos para não ver nada, mas sem querer eu acabei vendo meu irmão com o jubileu duro, e o problema maior nem é esse, é que mesmo duro era menor que quase todos os meus primos, só não era menor que o de 3 anos era o mesmo tamanho praticamente, estava com uns 5cm duro enquanto os priminhos de 5 e 6 anos tinham isso mesmo mole, e se for comparar com o irmão que tem a mesma genética a situação piora, porque ele tinha 11cm mole, gente ele tem mais que o dobro MOLE, eu falei isso com a nossa mãe para ela ficar ciente que algo estava errado, e ela me revelou que do mesmo jeito que quando eu era mais nova ela pedia para ver se eu tinha alguma vermelhidão ou inchaço ou coceira nas regiões íntimas, ela também fazia a mesma coisa com eles, ela pedia para eles ficarem nus para ela poder ver se tinha algo fora do normal, acho normal mães fazerem isso, já que as partes íntimas também podem ter problemas assim como o resto do corpo, ela disse que já tinha notado isso mas que meu irmão mais velho ainda vai crescer e que o mais novo vai estabilizar, será que ela está certa? Algum especialista pode comentar se tem algum problema?

    ResponderExcluir
  65. Ainda sou eu, Luana, criei coragem e fui falar com meu irmão já que somos maduros e não tem como ficar sem falar sobre isso se toda vez que a se olha ou passa um pelo outro fica naquele climão, ele me disse que como eles dividem o mesmo quarto num beliche, ele já tinha visto o irmão se trocando e falou que ficava muito triste nessa situação, comentou também que quando ele trouxe a amiga dele aq pra casa (a paquera dele) eles foram para o quarto e o caçula tava voltando pelado do banho, e acabou surpreendendo a namorada dele, falou que ela tentou não entrar no assunto mas ficou no ar aquele climão, ele falou que nossa mãe já respondeu pra ele que infelizmente é assim, que uns nascem maiores do que os outros, e que tem que se aceitar, mas ele n aguenta mais passar por essa vergonha e minha mãe só falou que desde bbs ele são assim, falou que desde que ele nasceu, o pipi dele não era tão aparente, era pequeninho, e que o caçula desde que nasceu já tinha uma pintona, tanto que as tias ficavam dando corda, e fazendo piadinhas (na minha opinião de mais gosto), e que isso é normal, disse que com 18 anos eles vão ficar na média, então por favor se tiver algum especialista por favor entre em contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser que alguém entre em contato deveria deixar na mensagem seu email ou algum meio de contato. te recomendo pedir pra sua mãe levar ambos no urologista.

      Excluir
    2. Bom dia tudo bem?
      Casos de micropênis existem e geralmente se nota na infância, se for o caso dele a mãe deveria ter levado ao urologista bem pequeno, pois tinha tratamento para ajudar. Se for adolescente ainda, pode crescer e muda muito mesmo, o que não pode é ter a autoestima devastada assim por quem deveria proteger e ajudar, eu entendo sua preocupação. Marque um urologista e ele pode tirar todas as dúvidas, aqui indico levar ao urologista bem antes da puberdade, as meninas tem acompanhamento de ginecologista, pq os meninos não podem ter um atendimento especializado, alguém que acompanhe e tire suas duvidas não é mesmo? Abraços

      Excluir
  66. Eu não sei se é preconceito. Mas meu filho tem o negócio bem grande e é criança ainda. Não deixo ele andar pelado com as outras crianças no meio de adultos. Não é que tenho vergonha do meu filho, é pra proteger. Já levei no urologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explica pra ele tudo e orienta a como se virar em situações constrangedoras, ensina pra ele sobre o pênis etc e como se aliviar caso precise, até.

      Excluir
  67. Vocês falando de 18,16 até 20cm, eu pensava que isso era só na África, ou por métodos não naturais, meu filho tem 3 anos e o excesso de pele ainda não saiu, tenho dúvidas quanto a levá-lo ou não para fazer a cirurgia de fimose, queria a opinião de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do caso, é sempre bom procurar orientação médica quando o assunto é fimose.. Meu filho demorou tinha um pênis bem pequeno e demorou pra sair o excesso, mas depois que saiu o pênis dele cresceu demais.. Hoje ele tem 13 anos e já está maior que o do pai.

      Sobre o que você comentou no começo sobre ter achado que pênis grande era só na África rsrs, hoje em dia nossos garotos estão crescendo demais.

      Excluir
    2. Ola Marcela tudo bem?
      Todos os meninos, ou ao sua maioria nascem com fimose fisiológica, a tendência é soltar normalmente até 3, 4 anos. Meu filho mais novo tem 4 e já saiu todo o prepúcio. Oriento a procurar um urologista pediátrico ele vai avaliar melhor seu filho e dizer se precisará de cirurgia ou se melhor esperar. Quanto ao tamanho, o que se percebe aqui que o problema maior dos meninos são as mães mesmo, que acham que tamanho é documento pq cresceram com esta ideia. Imagina tantas mães vendo seus filhos ou pedindo para ver o tamanho do órgão do filho ereto? Nossa psicóloga escreveu um artigo sobre este assunto, não precisamos ser invasivas assim com os filhos, deixar eles preocupados com o tamanho do pênis é desumano o que algumas mães tem feito, se puder dar um conselho não entre nesta paranoia. Tenho outro artigo aqui explicando qdo a maturidade sexual, imagina que quando começa aparecer os pelos pubianos, o saco escrotal desce e parece maior, deixando o pênis infantil ainda, não se preocupe pq cresce. Quando o menino tem micro pênis o próprio pediatra indica procurar um urologista para ajudar o menino, isso bem antes dos 7 anos. Não encuque esteja sempre alerta o seu filho, conheça o corpo masculino, sem invadir o espaço deles assim, como algumas fazem...não seja assim. Aqui tem uma série de informações sobre o órgão masculino e esteja sempre disponível, na duvida sempre leve ao urologista. Bjs

      Excluir
  68. Agradeço as instruções, tenho um filho mais velho tbm de 17 anos e nunca fui invasiva com ele, nem perguntei, quando criança eduquei e até hoje ele não me alertou sobre nenhum problema, quando menor ele não teve esse problema de excesso de pele, então minha ped não recomendou exercícios, já no caçula, ocorreu esse problema, e aqui onde moro está em Lockdown, então ficou bem complicado agendar um consulta, minha dúvida era referente a esperar mais ou já buscar a cirurgia agora, essa questão do tamanho do pênis é a maior besteira, não sendo micro nem macro, não deveria existir excesso de preocupação, como podemos ver em algumas mães.

    ResponderExcluir
  69. Estou preocupada com meu filho, ele fez a cirurgia de fimose meio atrasado com 9 anos, receio que algo saiu errado, digo isso porque semana passada fomos a uma fazenda para desopilar dessa situação entediante que nós nordestinos estamos passando nessa pandemia, chegando lá, ele junto com os primos jogaram bola na areia e ficaram muito sujos, quando foram tomar banho eu percebi que até os primos mais novos (4, 6 e 7 anos) estavam com o pinto maior que o dele, um pouco mais que o dobro, estou com receio porque a cirurgia foi feita pelo sus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos maiores mitos é de que cirurgia de fimose aumenta o tamanho do membro genital. Não aumenta, não! Espere até ele se desenvolver completamente.

      Excluir
    2. a cirurgia de fimose foi feita por recomendação da ped, ele tinha excesso de prepúcio, eu não esperava que em algum momento o pênis aumentasse, eu só fiquei preocupada por achar que ficou menor, mas deve ser só impressão, esse desenvolvimento que vc falou é na faixa de que idade?

      Excluir
    3. Dos 11 aos 13 anos começa a se desenvolver, aumentando os testículos primeiro. Dos 13 aos 18 aumenta em comprimento e dos 18 aos 21 pode engrossar.

      Excluir
  70. Sei que não tem haver com o tópico mas será que ter os testículos grandes pode significar alguma doença ou problema? Meu filho de 16 anos ficou preocupado com isso e pediu pra eu fazer uma consulta na urologista, mas não sei se é realmente nesessario, ele disse que não chega a ser desproporcional, mas que acha grandes.

    ResponderExcluir
  71. Tenho 2 filhos de 9 anos (de pais diferentes), semana passada eles estavam brincando de pular de cima da casinha de madeira do parquinho daqui do condomínio, preocupada chamei a ped, pra avaliar a situação. ela relatou que um teve uma torção no tornozelo e o outro uma luxação disse que não precisava de nada alem de repouso total por 2 semanas e boa alimentação, daí precisei dar banho neles hoje, quando eles tiraram a roupa percebi que havia uma diferença absurda nas genitais, um dos meus filhos o lucas é bem preto já o jonas é branco por serem de pais diferentes, não sei se é o momento errado para analisar isso já que eles estão novinhos ainda, mas durante o banho eles tiveram ereções, tratei como algo involuntário até porque dei banho neles até os 4 anos, mas dessa vez eles já estavam bem mais crescidos, Não sei se isso é algum problema de desenvolvimento, mas o jonas tem o pintinho muito pequeno comparado ao lucas, sei que não é certo comparar, mas como os pais não são presentes eu não tenho outra referencia do que é normal nessa idade, quando eu comparo não é pra faze-los competir de maneira alguma, e eles nem tem essa malicia dos adolescentes ainda graças a deus, mas é uma diferença absurda de tamanho, não sei se está relacionado com a altura deles, ou peso, alguém pode me dar um norte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc tem dois filhos da MESMA idade???? mesmo q seja de pais diferentes, eu em

      Excluir
    2. Olá pessoal, vejo que é um assunto muito contraditório, logo vou trazer um especialista para falar sobre o assunto e uma psicóloga também. Peço encarecidamente, não coloquem e-mails e deem respostas como especialistas se não o forem. O blog Mãe de moleque, não se responsabiliza pela respostas dadas por outras pessoas e nem vírus, ou até mesmo casos de pedofilia (preservem seus filhos) que tenha sido praticado por pessoas de má fé. Repetimos não enviem fotos nem e-mails a ninguém!!!

      Excluir
  72. Exceção feita aos casos de micropênis, que exigem acompanhamento médico, a grande maioria dos meninos se encontra dentro das proporções normais. Pais, preocupem-se em ensinar seus filhos a respeitarem as mulheres, estimulem seus filhos a estabelecerem relações construtivas com suas futuras parceiras. Isso é muito mais importante do que o tamanho do pênis!

    ResponderExcluir
  73. Qual o tamanho ideal para uma criança de 12 anos de idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 6 a 9 cm. Pode haver variações (para menor ou para maior).

      Excluir
    2. Olá pessoal, vejo que é um assunto muito contraditório, logo vou trazer um especialista para falar sobre o assunto e uma psicóloga também. Peço encarecidamente, não coloquem e-mails e deem respostas como especialistas se não o forem. O blog Mãe de moleque, não se responsabiliza pela respostas dadas por outras pessoas e nem vírus, ou até mesmo casos de pedofilia (preservem seus filhos) que tenha sido praticado por pessoas de má fé. Repetimos não enviem fotos nem e-mails a ninguém!!!

      Excluir
  74. Qual o tamanho ideal para um menino de 14 anos?

    ResponderExcluir
  75. Ahh entendi, nesse caso acho que, 7cm é o tamanho médio de uma criança de 3 anos de acordo com a tabela, acho melhor buscar ajuda médica.

    ResponderExcluir
  76. Oi tenho 15 anos e meu pênis tem 13,5cm ereto, tá normal?

    ResponderExcluir
  77. muita fic esquisita nos comentarios hein

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.