Sobre o compromisso assumido no batismo



Oi pessoal

Faz um tempinho que queria falar sobre este assunto.

Escolhi um amiga querida, blogueira, escritora de livros católicos e mãe de dois a Dani.

Ser padrinho é algo sério e pra vida toda, não é somente quando crianças é pra vida toda e nem pra dar presente é para estar presente.

Em um pais onde a maioria se proclamam católicos, mas poucos sabem realmente como escolher um bom padrinho para os filhos, não façam apenas por amizade a alguém, ou apenas para cumprir suas convicções, façam uma escolha consciente.

E se forem escolhidos como padrinhos, saibam que vcs são importantes para aquela família, se sintam honrados com tamanho do seu significado pra eles e de resto curtam que ser padrinho deve ser bom demais.

Beijos

Arquivo pessoal Daniela

Batismo: a importância da escolha dos padrinhos




Para os católicos, o Batismo é um momento único na vida de seus filhos. É o momento de receber o Espírito Santo, que vai guiá-los na graça de Deus por toda a vida.  Além disso, eles passarão a ser parte do "Corpo Místico de Cristo", e com isso, passam a ser parte da Família de Jesus, sendo, a partir de então, "filhos de Deus"! Sim, é um momento de muita emoção e muitas graças, para os pais que vivem essa fé. 



Existem alguns preparativos para essa data, sendo alguns obrigatórios: 

  • Escolher os padrinhos
  • Marcar, na paróquia, a data do batizado (normalmente, são datas pré-definidas pelo padre);
  • Fazer o Curso de Batismo (pais e padrinhos). 

E os não obrigatórios, mas que nós adoramos:

  • Escolher uma roupinha linda para o momento, preferencialmente branca;
  • Preparar um almoço/festinha para os padrinhos/avós/amigos para comemorar a data. 

Dentre os obrigatórios, quero chamar a atenção para o primeiro: a escolha dos Padrinhos. As vezes não damos a real importância dessa escolha, mas os padrinhos são aqueles que vão se comprometer perante Deus e a Comunidade, de zelar pela fé dessa criança, por toda a vida! É por isso Padrinho precisa ser exemplo de fé e de vivência no evangelho. E alguns pontos precisam ser observados para essa escolha:

  • É importante ser alguém próximo da família, para acompanhar o crescimento da criança, e o amadurecimento na fé; 
  • Tem que ser católico. Pois vai se comprometer a acompanhar o crescimento da fé dessa criança dentro da Igreja Católica. Ele precisa ser "parte" dessa fé para poder manter sua promessa;
  • Tem que ser um homem e uma mulher, mas não precisam ser casados - Já fui a batizados em que o padrinho era o irmão/amigo do pai e a madrinha era a irmã/amiga da mãe, sem vínculos entre eles; pode também ser um casal de namorados (minha primeira afilhada foi batizada quando eu e meu marido ainda éramos namorados);
  • Se for um casal casado, precisa ter recebido o sacramento da Igreja Católica, pelo motivo de ser exemplo de vivência na fé Católica;
A fotografia pertence à argentina Raquel Gatti


Além do casal padrinho de batismo, alguns pais escolhem outro casal para o momento de Consagração da criança a Nossa Senhora, que será chamado de Padrinhos de Consagração. Os padrinhos de Consagração não têm o "peso" dos padrinhos de batismo, ou seja, eles não precisam fazer antecipadamente Curso de Batismo, e não fazem a promessa de acompanhar as crianças na fé, mas deve ser um casal que ame a Nossa Senhora e que de coração, queira acompanhar, junto aos Pais e Padrinhos de Batismo, a fé dessa criança. A escolha do segundo casal não é obrigatória, os Padrinhos de Batismo podem ser também de consagração. 



Antigamente, entendia-se que os Padrinhos de Batismo eram aqueles que iriam "criar" a criança na falta dos pais, ou que proveriam os "presentes caros" nos aniversários, por isso, muitos escolhiam o chefe, o fazendeiro da região, o casal mais rico da família. Hoje, sabemos que essa não é a função dos padrinhos, mas a de estar em oração diária por seu afilhado e acompanhar seu crescimento, seu desenvolvimento e ajudar os pais na educação cristã e Católica dessa criança. 

A escolha dos padrinhos deve ser feita com amor e responsabilidade, porque é uma escolha para a vida toda! 





Daniela Zanatto 


Atenção este assunto é apenas pra quem professa da mesma fé, respeite para ser respeitado.




2 comentários:

  1. Que honra estar nesse blog que eu amo tanto! Obrigada pelo convite, amiga! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço esta sua presença de sabedoria no meu blog, Bjks

      Excluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.