Enfim férias! E agora?



E nas férias as rotinas ficam mais relaxadas, passeios e viagens entram no roteiro do dia a dia. Mas como viajar e comer fora de casa com criança alérgica? Como explicar para a criaturinha que mesmo de férias ele continua alérgico?

Resolvemos fazer nossa primeira viagem de férias de verdade, sem ser na chácara dos avós. Fechamos passagens pra Santa Catarina, uma viagem que eu e meu marido já havíamos feito, com lugares conhecidos que queríamos mostrar pras crianças, mas onde ficar? E como será que faremos com o café da manhã? E os lanchinhos durante o dia, na praia e no parque?

Primeiro definimos o roteiro das férias, onde gostaríamos de ficar hospedados, quantos dias em cada cidade, o aluguel do carro e tudo mais. Liguei em vários hotéis da região de Balneário Camburiú e adjacências, infelizmente nenhum hotel tinha cardápio especial ou disponibilizava cozinha para preparação de alimentação para alérgicos, mas não desisti! Consegui um hotel com tarifas acessíveis, próximo ao parque na cidade de Penha que não se opuseram a receber criança alérgica no café da manhã com tanto que eu me responsabilizasse pela alimentação dele. Entrei em vários sites de supermercados na região e liguei para saber se comercializavam os alimentos que estou acostumada a comprar e preparar para o Dante. Pra minha surpresa, algumas redes no sul tem uma variedade enorme de alimentos para alérgicos. Liguei no parque de diversões para saber quais tipos de lanchonetes encontraria na praça de alimentação. Tem um show que gostaríamos de assistir que servem almoço, precisava saber do cardápio e como era a preparação da alimentação, fui muito bem atendida, me convidaram inclusive para conhecer a cozinha onde o almoço do espetáculo era preparado, se eu quisesse era só chegar e me apresentar. Mais tranqüila e com tudo confirmado, agora  era fazer as malas!

Como fomos com uma companhia aérea popular, não tinha refeição a bordo, só nos serviram suco e água. Chegando em Navegantes, pegamos o carro e fomos direto ao supermercado, comprei o leite especial, as comidinhas e frutinhas para passar os primeiros dias.

O hotel foi muito receptivo conosco, nos orientaram a descer para o café bem cedo para que eu pudesse ter melhor acesso a cozinha, caso desejasse preparar alguma coisa especial, felizmente temos pães de marcas que se preocupam com os alérgico, comprei a margarina própria, consegui preparar o leitinho dele todos os dias sem stress.

No parque também correu tudo bem! O show medieval foi um espetáculo e o almoço também! Arroz, legumes, batata frita e frango.

Os dias na praia foram muito bons e tranqüilos, conseguimos passear, levar os moleques pra conhecer novos lugares e com certeza foi um passeio inesquecível.

Ahhh a mamãe conseguiu descansar Tb J.

 

Receitinha:

Panetone sem ovo

Ingredientes

§  300g (3 xícaras) de farinha de trigo.

§  2 tabletes (15g) de fermento fresco.

§  1 colher(sobremesa) de fermento em pó.

§  100 ml (1/2 xícara) de água morna.

§  100g (1/2 xícara) de açúcar.(se desejar pode usar cristal, demerara, mascavo, etc – eu usei o cristal organico)

§  3 colheres de sopa de leite (pode usar de soja ou o de vaca).

§  1 colher de chá de sal.

§  2 colheres de sopa de margarina.

§  100g de uvas passas roxas

§  100g de frutas secas

§  1 colher de sopa de casca de limão ralada.

§  1 colher de chá de essência de panetone. (se quiser diminuir aquele sabor característico do panetone, troque aqui por essência de baunilha)

Modo de Fazer:

1.       Aqueça a água até que fique suavemente morna (38°C).

2.       Na tigela onde vai preparar a massa, despeje a água morna, o fermento fresco e uma colher de farinha e misture tudo.

3.       Aguarde uns 10 minutos para o fermento agir (deve formar muitas bolhas).

4.       Adicione o restante da farinha aos poucos e mexendo sempre.

5.       Acrescente os demais ingredientes, menos a margarina e misture tudo.

6.       Coloque a massa em uma superfície limpa e amasse bem com as mãos por uns 10 minutos. Enquanto estiver sovando vá acrescentando a margarina.

7.       Prepare uma forma de assar panetone (aquelas que são forradas com papel impermeável), ou se não tiver essa forma, unte com margarina uma forma redonda alta de buraco.

8.       Despeje a mistura na forma preparada, cubra com o pano e deixe descansar por 2 a 3 horas.

9.       Coloque para assar em forno quente(220°C) durante uns 12 minutos, em seguida abaixe o forno para médio (180°C) e deixe por mais uns 30 minutos.

 

 

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.