Projeto Catavento...impossível ver tudo em um dia só...passeio foi demais!

Estou participando de um grupo chamado Montessori para mamães no facebook https://www.facebook.com/groups/131727546931915/permalink/470335656404434/?comment_id=470605339710799&offset=0&total_comments=15&notif_t=group_activity .

O objetivo do grupo é
Apresentar a Pedagogia Montessori e como ela pode ser aplicada no âmbito familiar. Partilhar sobre Educação, sugestões de materiais, bibliografia e atividades inspiradas em Montessori. (texto retirado do grupo)
 
Resumo do que se trata o método Montessori.
 
Há alguns meses  estou participando deste seleto grupo e adorando "montessoriar" e o moleque então nem se fala, vale a pena conhecer!

Lá no grupo temos uma ordem para repassar os conhecimentos para as crianças a medida que elas vão absorvendo. Mesmo porque tem os períodos certos e é nestes períodos em que elas estão mais propícias para o aprendizado.

Vamos progredindo e saciando suas mentes absorventes, tudo na época certa e de acordo com o interesse da criança.

Então tenho trabalhado diversas atividades com o moleque, falamos sobre o Início da vida, desde o "big bang" como foi a formação dos planetas, sistema solar chamamos de Educação Cósmica, é um conceito montessoriano que abrange Educação para a Paz, Conhecimento do Mundo, As Cinco Grandes Lições, Educação Transdisciplinar ( integração dos conteúdos, valores universais, relação de cuidado e conhecimento de mundo...)

"Pela Educação Cósmica o ser humano se percebe como parte integrante do Universo, descobre que tem uma tarefa a cumprir com respeito e responsabilidade..., contribuindo para o equilíbrio do mundo físico e social. Conscientes das nossas necessidades e das necessidades do outro, podemos trabalhar para supri-las sem danificar o mundo. Nos tornamos responsáveis por nós mesmos, pelo outro e pelo mundo. Desenvolvemos as virtudes pessoais e sociais como a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a tolerância e a paz." http://www.upaon.com.br/Texto retirado do grupo Montessori para mamães. 

Algumas atividades do moleque

 



Estamos aprendendo sobre o ciclo dos insetos, da água, constelação... é fascinante!!!!

O moleque em particular tem se interessado muito em aprender sobre o corpo humano, fazemos leitura, experiências é inexplicável ver o crescimento intelectual dele, cada vez mais questionador e interessado em tudo, mas...

Depois de voltarmos da praia na quarta-feira o moleque estava com essa carinha triste, porque as férias estavam terminando.



Então hoje resolvemos dar uma turbinada no "saber" e fomos ao Projeto Catavento.
http://www.cataventocultural.org.br/













Muitas coisas, selecionamos algumas!!!
 
(clique nas imagens para ampliar)
 
O que ele mais gostou foi ver como é dentro do intestino e o tornado de água rsrsrs coisas de moleque!!!
 
 



Gente, passeio interessantíssimo, o moleque pirou ele não sabia por onde começar, ficou pilhado de tanta informação!!!

 Adultos de segunda á sexta R$ 6,00 e crianças de 4 a 12 anos meia entrada, estacionamento R$ 10,00 por 4 horas e tem também uma lanchonete.

Tudo que estávamos fazendo as atividades propostas pelo grupo, tudo lá em tamanhos extra grandes, com muitas informações e experiências, foi um passeio incrível.

Conhecer o método Montessori tem ajudado muito na educação do meu filho e no modo como nós transmitimos as informações sobre o mundo para ele.

Hoje o mundo do moleque tem mais cor, sabor e texturas e devemos isso tudo a experiência cativante que tem sido participar deste grupo, eu recomendo.


Abraços
+Mãe de Moleque


Maiores informações sobre o método Montessori

Nosso site: www.brasilmontessori.com

Blog Lar Montessori, do nosso moderador Gabriel Salomão: www.larmontessori.com

Arquivo do grupo com indicações de blogs: https://www.facebook.com/notes/montessori-para-mamães/blogs-em-português/206903109414358


 

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.