Suplementação Infantil: quando essa prática se faz necessária?

Criar hábitos saudáveis na alimentação é uma tarefa muitas vezes árdua.


A maioria dos pais me procura com uma preocupação extrema em relação a deficiência de nutrientes. São reclamações pertinentes dos maus hábitos alimentares: “meu filho não come”; “come feito um passarinho”; “só quer comer besteiras”; “ele não prova nenhum legume”; “tenho certeza que ele precisa de vitaminas”; “tá faltando ferro”.

O organismo humano necessita de determinados nutrientes para o bom desempenho de suas funções, para a formação de tecidos, o aumento da resistência dos ossos e dentes e para o processo de cicatrização.

Listei abaixo os principais nutrientes envolvidos na infância e em quais alimentos eles podem ser encontrados.

Vitamina A

Essa vitamina é essencial no bom funcionamento da visão, além estar envolvida no desenvolvimento saudável da pele e dos ossos. Sua deficiência pode causar alterações significativas na visão: complicações ao enxergar em ambientes com baixa iluminação (cegueira noturna), dificuldade na diferenciação de tons (daltonismo), secura nos olhos (síndrome do olho seco). Na pele em situações mais graves, pode provocar pequenas lesões ocasionando até o aparecimento de cicatrizes.

É encontrada em abundância no leite materno e em alimentos como cenoura, batata, espinafre, abóbora, produtos lácteos e ovos. Sua toxicidade (consumo em excesso) pode ocasionar sonolência e náuseas.

 

Vitamina C

Esse nutriente desempenha papel fundamental no sistema imunológico, aumentando a resistência contra o aparecimento de infecções e auxiliando no processo de cicatrização, além de fortalecer os ossos e dentes.

Sua deficiência pode levar ao escorbuto, uma doença rara que, embora assintomática no início, pode provocar deformações nos ossos e articulações, fraqueza nos dentes e incapacidade de curar infecções e estancar cortes.

Além do leite materno, a vitamina C é abundante em frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, mexerica, melão, melancia, morango e kiwi, hortaliças de folhagem verde escura.

 

Vitamina D

Essencial no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes, sua carência pode levar ao raquitismo, caracterizado pelo amolecimento e enfraquecimento das estruturas ósseas, prejudicando a sustentação corporal e sua resistência. De todas as vitaminas, essa é a única que as crianças são capazes de produzir, através da exposição aos raios solares.

O nutriente pode ser encontrado em carnes, peixes como sardinha e salmão, frutos do mar e outros derivados de origem animal, como leite, ovo, fígado e queijos, além dos cogumelos.

 

 

Vitamina K

Sua função está ligada ao processo de coagulação sanguínea, sua falta no organismo causa problemas de coagulação e cicatrização de cortes e feridas, mesmo que superficiais. Por isso, obstetras costumam sugerir uma injeção de vitamina K no recém-nascido, instantes após o seu nascimento. O composto pode ser encontrado em alimentos como couve-flor, ameixas secas, grãos de soja, espinafre, alface, brócolis, rúcula, agrião.

 

Vitaminas do complexo B

Trata-se da junção das vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Esses compostos desenvolvem função fundamental na formação dos glóbulos vermelhos, como são chamadas as células do sanguíneas, no bom funcionamento do sistema neurológico, regulação e produção da energia corporal, fortalecimento do sistema imunológico, saúde dos cabelos, pele, unhas e intestino. As dietas restritas de carne podem levar a deficiência da vitamina B12, ocasionando o aparecimento de doenças como a anemia, crianças com hábitos veganos e vegetarianos estritos, devem ser acompanhadas de perto para evitar quadros como esse. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são peixes, fígado, abacate, castanhas, hortaliças de folhagem verde-escura e cogumelos

 

Zinco

Entre os inúmeros processos biológicos influenciados por esse oligoelemento destaca-se o crescimento e desenvolvimento físico e mental, a sua influência no metabolismo de transporte e absorção da vitamina A, prevenção de diabetes e seu papel na defesa do organismo pela maturação das células de defesa e por sua ação antioxidante.
O zinco também ajuda a pele a exercer a sua função de ‘barreira’ contra agentes externos e, portanto, sua deficiência favorece o aparecimento de lesões na pele. A baixa ingestão de zinco pode causar também diminuição da sensibilidade gustativa e do peso corporal, perda de apetite, anorexia, alterações na visão, oscilações de humor, dermatite e retardo no crescimento, no amadurecimento sexual e no desenvolvimento motor e cognitivo.

Encontramos mais facilmente o zinco em alimentos de origem animal: carne, queijo e ovos.

ÁCIDO FÓLICO

Necessário para a formação e maturação das células sanguíneas e das células de defesa na medula óssea, a deficiência de ácido fólico pode ocasionar má-formação das células, déficit de crescimento, anemia, alterações sanguíneas e distúrbios na digestão. Alimentos fonte: frutas cítricas, grãos e sementes, nozes e castanhas, abacate.

 

FERRO

Elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, que em deficiência pode levar a casos de anemia ferropriva. Sua deficiência pode reduzir as habilidades das crianças em relação a linguagem e coordenação motora fina. Encontramos o ferro: em vegetais verde escuros, feijões, carnes, ovos, leite, etc.

Muitas vezes pensamos que apenas na suplementação conseguiremos obter os benefícios, mas é na mesa de casa que encontramos os melhores fornecedores de nutrientes. Confie sempre no seu pediatra e no auxílio de um profissional da nutrição.


Bjs


Nutri Paula 

Instagram









Referências bibliográficas

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)”.

Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies – “Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Vitamins”.

Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia 14ªedição 2018.


Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.