Alimentação na Adolescência


É na adolescência que as maiores mudanças acontecem, mudanças físicas, psicológicas e também comportamentais.
O meio social e familiar é o grande influenciador dentro desse processo de mudança, onde o jovem se prepara para a vida adulta.
Para o crescimento e desenvolvimento nessa fase, o corpo necessita de nutrientes, então a alimentação saudável e variada se torna indispensável.
É aí que encontramos a maior dificuldade.

Principais problemas na alimentação dos adolescentes:
- Falta de tempo para se alimentar de forma correta;
- Baixa oferta de alimentos saudáveis e práticos;

- Alto consumo de fast-food;
- Habito de pular refeições importantes;

Comer fora de casa alimentos nutritivos pode ser muito difícil, mas não é impossível. A tentação do fast food acontece muitas vezes pela rapidez com que estes são preparados, ambiente informal e valor acessível ao público. Mas os benefícios de uma refeição equilibrada são inúmeros (energia por muito mais tempo, pele e cabelos mais saudáveis, controle do peso, etc).
A deficiência de nutrientes e calorias dificulta a concentração, memória e a capacidade cerebral em processar informações. Pular as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) impede o corpo de receber substrato para ações físicas e químicas que influenciam no seu bem estar.
O consumo de alimentos gordurosos e condimentados como salgadinhos, biscoitos recheados aumenta o risco à obesidade e doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão. Doenças que antes atingiam apenas a população idosa.

A ocasião faz o mau comilão: Se atente ao detalhe, se os responsáveis pelas compras optarem por lanches mais saudáveis (frutas, snacks, biscoitos, iogurtes, cereais) na hora da fome, ou pressa para consumir algo, restará apenas os alimentos super alimentos e então eles terão a mão a melhor opção.


A solução
Costumo dizer que às mudanças sutis sempre surtem mais efeito, diga ao adolescente claramente que você se preocupa com a saúde dele. Mostre a ele novas opções, entre em acordo quanto as proporções, frequência em que consomem industrializados e fast-foods.
Comece sugerindo que haja menos maionese e queijo nos lanches, isso já irá diminuir a porcentagem calórica do alimento. Escolha carnes magras e alimentos integrais, iogurtes sem adição de açúcar e corante, opte por salgados assados, água e suco para substituir refrigerantes.
Não gosto e não utilizo o termo “dia do lixo”, porque comida não é lixo, mas se essa for a solução para diminuir o consumo de alimentos gordurosos e cheios de sal e condimentos, que seja. Dê a opção de que escolham um dia da semana para comer os alimentos que não fizeram parte do cardápio, mas claro, sem exagero.

Alimentos práticos para consumir em casa ou na rua (leve uma frasqueira, esse item não vai te deixar fora de moda, pelo contrário).
  • Biscoitos integrais ou cream cracker.
  • Salgadinhos assados.
  • Pipoca.
  • Barra de cereais
  • Suco de frutas.
  • Gelatina.
  • Granola ou cereais sem açúcar.
  • Ovos cozidos.
  • Batata Doce.
  • Iogurte e aveia.
  • Mix de castanhas
  • Queijos com baixo teor de gordura
  • Frutas secas
  • Saladas no pote.
Mostrar a realidade, os benefícios e malefícios da alimentação irregular é a chave para que os jovens possam enxergar e praticar a alimentação saudável. Isso é garantia de que os hábitos mudem de forma gradativa e se tornem fixos, para que na vida adulta os efeitos sejam positivos e realmente duradouros.


Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.