Transtornos Alimentares – Anorexia e Bulimia



Oi pessoal

Hj a nossa nutri Paula trouxe um pouco sobre o assunto Anorexia e Bulimia, muito frequentemente aparece estes transtornos na adolescência.

Vamos falar sobre isso no nosso grupo de Pais de pré e adolescentes no facebook, click aqui  e participe tbe conversar sobre temas nutricionais nesta fase.




https://m.megacurioso.com.br/comportamento/42318-4-casos-surpreendentes-de-anorexia.htm



Vivemos em uma sociedade contraditória que enaltece a magreza excessiva e ao mesmo tempo influencia o consumo de alimentos calóricos. Que prega a importância de uma vida saudável e equilibrada, mas não luta contra a proibição do uso de agrotóxicos.
Como resultado de tanta contradição encontramos jovens e crianças envolvidos em uma “montanha russa”, chamada Transtorno Alimentar.
A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são transtornos alimentares de difícil tratamento. Mantem um padrão de comportamento alimentar gravemente perturbado, distúrbios da percepção do formato corporal e controle obsessivo do peso.
O desenvolvimento dos transtornos alimentares ocorrem em um processo lento e gradativo, envolvendo o comprometimento emocional, social e físico das crianças e jovens.
Estudos explicam que tudo começa com um ritual diário dos indivíduos, algo que estes praticam sozinhos e longe da percepção dos familiares e amigos. Aos poucos esse ritual se faz tão presente e aparenta ser tão normal que se torna algo visível para todos, não há mais contato ou relacionamento com quem vive a sua volta. O paciente aparenta uma recusa doentia em ganhar peso e por isso cria estratégias para não consumir determinados alimentos, ou então os consome e provoca o vômito para não absorver os nutrientes que o fariam “ganhar peso”.
Para eles há uma crença pessoal que diz “se eu for magro serei aceito por todos”. Ao se instalar, o transtorno alimentar deixa de ser algo programado e passa a ser algo vivido naturalmente, o paciente deixa de comer no caso da anorexia, ou vomita sem precisar provocar o vomito no caso da bulimia. Estes extremos enfraquecem não só o corpo, mas a mente e nos casos mais extremos levam à morte.

Tratamento
Acreditava-se que os transtornos alimentares se tratavam de uma questão de escolha, mas isso nunca foi verdade. Assim como outras doenças de trato psicológicas como depressão, os transtornos alimentares necessitam de um acompanhamento profundo e multidisciplinar, envolvendo diversos profissionais da saúde.
A individualidade do tratamento é essencial, cada um necessita de um cuidado especifico e uma metodologia única para a eficácia do tratamento, desde o acompanhamento médico, psicológico até o acompanhamento nutricional e reintrodução alimentar de forma gradativa e segura.
Em São Paulo foi criado em 1992 o AMBULIM no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, terapeutas familiares e educadores físicos, tratam dos pacientes de forma ambulatorial e internação dos casos mais graves.
imagem zenklub

A lição que fica
A família é sempre o maior exemplo e quem tem a sensibilidade de perceber que algo está errado. Mostremos desde a infância a conscientização do que é belo, do que é ser saudável. Não criemos nas crianças os estereótipos de beleza e magreza. Somos seres únicos, lindos, perfeitos como somos, não há nada nem ninguém no universo tão belo e tão perfeito como eu. Mostre que o errado não sou eu em me enquadrar no que os outros querem que eu seja e sim os outros, em não me aceitarem como sou, único.


Abraços

Paula
https://www.instagram.com/nutripaulahanazono/

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.