Benefícios da nutrição na adolescência

 



É na adolescência que o corpo se transforma de forma muito rápida. A nutrição é importante em todas às fases da vida, mas na juventude devemos ter uma atenção mais acentuada e individualizada.


Nessa fase percebemos nitidamente a evolução intensa de crescimento e desenvolvimento da transição entre a infância e a vida adulta. Há um aumento significativo de massa muscular e o aparecimento das características sexuais secundárias (desenvolvimento da mama nas meninas, a menarca – primeira menstruação, o engrossamento da voz nos meninos, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas, surgimento das indesejáveis acnes). 

Nesse período existe uma vulnerabilidade nutricional muito grande por conta do crescimento e das mudanças fisiológicas da puberdade e podem surgir entre os principais distúrbios a desnutrição, a anemia por deficiência de ferro e outros minerais ou vitaminas, obesidade e fatores de risco para doenças cardiovasculares, bulimia e anorexia, depressão entre outros.

Hormônios e comportamento

Mudanças hormonais significativas na adolescência favorecem o aparecimento de acne e também influenciam o comportamento dos jovens, o humor pode variar rapidamente, indo da letargia à agitação, da alegria à tristeza, do amor à raiva.

A má alimentação nesta fase, pode retardar os processos de maturação sexual, interferindo no peso e altura dos jovens.

Nutrientes importantes na adolescência

Cálcio: Importante no processo de formação óssea o cálcio está presente nos leites e derivados e vegetais de coloração verde escura. É na adolescência que adquirimos a maior parte do aporte de massa óssea, os hormônios sexuais e de crescimento estão elevados e atuam na mineralização óssea.

Ferro: Como principal fonte de ferro temos a carne vermelha, mas existem outras fontes de ferro alternativas como cereais fortificados em ferro, cogumelos, legumes de cor verde escura ou frutos secos, os feijões. Para potencializar a absorção do ferro devemos consumir alimentos ricos em vitamina C  como a laranja, acerola, limão.

Vitamina D: A vitamina D é essencial no processo de absorção do cálcio e mineralização óssea, suas fontes são encontradas nas carnes, ovos, frutos do mar.

Fósforo: Presente nas leguminosas como nozes e castanhas, amendoim, feijão e grão de bico, carnes em geral, ovos esse mineral é importante na absorção do cálcio, atuando no fortalecimento de ossos e dentes.

Zinco: O zinco é um mineral indispensável para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes exógenas para seu suprimento e encontramos esse mineral nos alimentos proteicos: carnes e vísceras e também nos frutos secos, amêndoas, nozes.

Vitamina A: Atua no crescimento e amadurecimento dos tecidos, encontramos nos alimentos de cor amarela, alaranjados como cenoura, abóbora, manga.

Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B têm papel fundamental no metabolismo energético celular e durante o crescimento.  Podem ser encontradas em: brócolis, peixes, ovos, carne bovina e suína, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate.

A individualidade de cada jovem deve ser levada em consideração, quanto à genética, atividade física e outras características, daí vem a importância de um acompanhamento para auxiliar da melhor maneira no crescimento e desenvolvimento dos adolescentes, adequando bons hábitos nutricionais no preparo para fase adulta presando por uma vida saudável e repleta em qualidade de vida.

 

Beijos da nutri...

 @nutripaulahanazono

 

 

 

Um comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.