Volta as aulas e seus desafios

 


O retorno as aulas esse ano vem acompanhado de uma pitada a mais de incerteza, medo e ansiedade.

Pais e filhos têm aguardado há semanas, quem sabe até meses, para saber como seria seu ano escolar em 2021; expectativa gerada pelas aulas online impostas a todos com a pandemia do covid-19.

Contudo, independente do retorno as aulas se dar no formato presencial, online ou mesmo híbrido (online e presencial), destacamos aqui a importância de olhar com muita atenção aos estudantes e suas famílias.

Nos anos anteriores esse início de ano letivo trazia consigo sim medos e ansiedades, mas pautados na nova escola, novos amigos, novo ciclo escolar, e expectativas que pais e alunos tinham para aquele ano.

Esse ano as incertezas estão vinculadas ao desconhecido, pais e alunos viveram no último ano o que acreditavam, em sua maioria, ser algo possível somente num futuro muito distante. Foi lhes imposto um formato de trabalho e estudo que acontecia em casa, sem opções, exigindo que se adaptassem não somente ao online, mas também a estar distante de amigos e familiares com quem conviviam diariamente.

Hoje, a ansiedade para reencontrar amigos é visivelmente grande, mas está acompanhada do medo de como isso acontecerá.

Percebe-se um misto de emoções em todos, por um lado o desejo do retorno ao presencia cresce a cada dia, e, por outro lado, cresce com ele o medo de como isso acontecerá e se de fato será seguro para todos.

Se você tem se sentido ansioso com o retorno das aulas de seus filhos não se sinta só, todos nós, pais e mães, nos preocupamos e estamos tentando compreender o que é de fato melhor. Aqui não há respostas prontas, mas uma busca constante de oferecer aos filhos o melhor dentro do que nos é permitido em cada momento.

Então, algumas dicas podem ajudar a lidar com toda essa ansiedade:



  • Mantenha-se informado sobre as atualizações referentes a pandemia do covid-19 em sua região, sempre de forma equilibrada, para que isso não tome conta de toda sua vida.
  • Procure se informar na escola em que seu filho está matriculado como se dará o retorno das aulas, quais os protocolos de segurança e estrutura que tem preparado na unidade escolar, como está o projeto pedagógico e social para atender seu filho esse ano.
  • Converse com seu filho sobre a pandemia e o retorno as aulas, compartilhe com eles informações necessárias (sempre respeitando sua idade e compreensão), ouça o que ele tem a dizer sobre o assunto.
  • Esteja atento para acolher seus medos e anseios sem julgamentos.
  • Prepare aí na sua casa, no caso do ensino online, um cantinho aconchegante, iluminado e tranquilo para que seu filho estude enquanto estiver em casa.
  • Estabeleça uma rotina não só de estudos, mas com as atividades de seu filho, para que ele, ainda que estudando em casa, tenha tempo para o lazer, para as tarefas e para as aulas.
  • Converse com pessoas de sua confiança sobre seus medos e anseios.
  • E sempre se lembre que você está oferecendo ao seu filho a sua melhor versão nesse momento.

Acredite, você não é a única preocupada com o retorno das aulas, sentindo-se insegura e sem saber ao certo qual o melhor caminho. E tudo bem, não há problema, pais não são perfeitos e nem detentores de todo conhecimento, mas amam intensamente seus filhos ao ponto de diariamente se dedicar a ser cada vez melhor par eles.

Até mais,

Natália Bianchini

Atendimento 

Whatsapp +55 11 99823-5907 (click no link e será redirecionado para o whatsapp)


E-mail :mailto:psiconataliabianchini@gmail.com

2 comentários:

  1. Minha sobrinha mais velha já estuda e o medo sempre bate né? Pq tem muitos pais negligentes que saem pra farra, não se cuidam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pais precisam crescer junto com os filhos, ninguém nasce sabendo como cria-los, a vida e o crescimento deles, a educação dada a eles, tudo interfere. Mas nada que a união da familia, conversas francas e amor não supere os desafios desta fase

      Excluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.