Você já teve a curiosidade de ler a lista de ingredientes dos produtos que você compra no supermercado?


Oi pessoal

Hoje a Karina veio falar sobre a rotina de mães de alérgicos em saber tudo que esta no rótulo e o quanto isso é importante e depois da campanha Põe no rótulo, isso mudou um pouco pra melhor, mas tem que melhora bastante.
Vem ler!
Karina colunista blog Mãe de moleque


Põe no rótulo!

Você já teve a curiosidade de ler a lista de ingredientes dos produtos que você compra no supermercado? Tarefa nada fácil quando você é leigo, não é?

Depois do diagnóstico de alergia alimentar, tive que aprender a ler rótulos na marra. Nem imaginava que tinha leite, por exemplo, em shampoo, sabonete, salame, ( pasmem!) atum em lata, balões de festa... Fora o que descobri sobre sódio, carboidrato, gordura...

E os tais TRAÇOS? Restos de ingredientes que ficam no maquinário! A indústria alimentícia compartilha equipamento entre suas linhas de produtos, então um macarrão que, teoricamente não tem leite em sua lista de ingredientes, é feito no mesmo maquinário daquele pão de forma.  Aí vem a pergunta: Eles não higienizam o maquinário? Não! De acordo com as autoridades da indústria alimentícia, o custo de parada de produção e limpeza inviabilizaria a produção... E isto não é só no Brasil, no mundo todo funciona da mesma maneira. Com raríssimas exceções, as indústrias possuem três ou quatro linhas de produção para uma lista com mais de quinze produtos.


O pior é quando você pega um rótulo que está tudo em termos científicos, ou que não contém informação sobre traços. E agora? Como saber se posso ou não dar ao meu filho? Recorri inúmeras vezes ao SAC do fabricante, pelo telefone ou por e-mail. As redes sociais foram as minhas maiores aliadas, nos grupos de mães de alérgicos existem listagens de retornos de SAC com informações sobre traços, principalmente de leite, que é a alergia alimentar mais comum entre as crianças atualmente.

 Ir ao supermercado virou uma saga! As primeiras vezes demoraram quase o triplo do tempo habitual, pois não sabia mais o que poderia ou não comprar, muitas substituições foram necessárias devido às múltiplas alergias.  A saída foi turbinar a lista de compras, colocando opções de marcas e sabores, passei a comprar mais “matéria prima” do que preparações prontas e passei de “visitante” da cozinha à “dona” do fogão. Nunca imaginei que seria capaz de fazer pães, molhos, caldos, vários tipos de bolos, salgadinhos de festa e tudo gostoso! 

Durante os anos de 2014-2015, houve uma campanha intensa nas redes sociais, promovida por um grupo de mães para que a indústria brasileira colocasse os ingredientes de forma clara no rótulo dos seus produtos, inclusive com alertas aos alérgicos. A campanha “PÕE NO RÓTULO” foi um sucesso e chamou a atenção no Brasil inteiro. A câmara dos deputados  federais sancionou uma lei que obriga a indústria a colocar todos os ingredientes no rótulo e ainda o alerta ao alérgicos. Esta lei entrou em vigor em Junho de 2016.

Pra finalizar, uma receitinha J

Bolo de chocolate sem ovos do Dante

Ingredientes

2 xícaras de farinha

1 colher de sobremesa de fermento

( pode substituir o fermento por 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de vinagre branco)

½ colher de café de sal

3 colheres de sopa de cacau em pó

1 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de óleo de girassol

 ( pode usar óleo de soja, margarina ou óleo de côco)

1 xícara de água ou leite( pode usar leite de soja ou de côco)

Modo de fazer

Bata o açúcar com o óleo até ficar homogêneo, então acrescente os ingredientes secos peneirados alternando com a água ou leite.

Despeje em forma média untada .

Leve ao forno médio pré aquecido por 30 minutos.

Como não leva ovo, não é necessário utilizar batedeira.
bolo de chocolate sem ovos do Dante









2 comentários:

  1. Amei as explicações e adorei a receita bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Poucas pessoas têm conhecimento sobre esse assunto!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.