Diabetes Infantil



Criança também tem diabetes?
Sim, a diabetes não é uma doença exclusiva da idade adulta. Crianças e adolescentes geralmente se acometem da Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1).
Sendo a DM1 a doença crônica mais comum na infância, aproximadamente 20 a cada 100.000 crianças e adolescentes podem desenvolver a DM1 anualmente,
A doença é causada pela ausência ou ineficiência da insulina, o hormônio responsável pelo controle da glicose na corrente sanguínea, que muitas vezes é resultante da destruição autoimune das células beta do pâncreas, o que leva a deficiência absoluta de insulina.
Após o diagnóstico se faz necessário o monitoramento da glicose e administração da insulina, esta será administrada subcutânea, através de seringas, canetas aplicadoras ou bomba de infusão contínua.
imagem freepik
Sintomas da Diabetes
A criança com DM1:
- Sente muita fome e sede, acaba comendo muito mas apesar disso, não ganha peso ou emagrece com muita facilidade;
- Urina frequentemente e em grande volume, até mesmo durante a noite;
- Tem indisposição, se sente fraca e sem vontade de realizar suas atividades diárias;
- Pode se queixar de vista embaçada;
O que acontece no organismo da criança com DM1
Numa pessoa sem diabetes, uma refeição rica em carboidratos como (macarrão, arroz branco, doces, frutas) é convertida em glicose no intestino e absorvida rapidamente para o sangue. Uma vez na corrente sanguínea, essa glicose deve ser transportada para dentro das células e nos fornecer energia. A insulina, hormônio produzido em nosso pâncreas é o que auxilia essa glicose a se transportar para dentro das nossas células.
As crianças com DM1 não conseguem produzir insulina, portanto não conseguem fazer com que a glicose entre nas células, a glicose presente então em sua corrente sanguínea fica elevada (hiperglicemia), e aí seu corpo fica sem energia, desencadeando os sintomas listados.
Não podemos afirmar o real motivo que leva algumas crianças a pararem de produzir insulina, sabemos que há uma tendência hereditária associada a complicações de cunho ambiental, como uma infecção viral. O corpo na tentativa de eliminar o vírus acaba destruindo suas próprias células, neste caso as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, caracterizando uma doença auto imune (onde o corpo destrói suas próprias células), logo a Diabetes tipo 1 é uma doença auto imune.
Tratamento
A Diabetes tipo 1 pode ser adequadamente controlada com a administração de injeções de insulina, dieta equilibrada com a contagem de carboidratos, proteínas e gorduras, e atividade física regular. Além do monitoramento da taxa de açúcar no sangue através da glicemia de ponta de dedo (dextro).
Em eventualidades onde o cardápio for desfavorável à rotina da criança diabética (como festas de aniversário), a família e a criança devem aprender administrar doses extras de insulina, para evitar transtornos.
A equipe escolar onde a criança estuda, deverá compreender a importância de atender adequadamente um aluno portador de diabetes e seus devidos cuidados.
Antes ou após o exercício físico, é aconselhável que a criança que faz uso de insulina tenha a glicemia monitorada, para se evitar quadros de hipoglicemia (baixa quantidade de açúcar no sangue).
Uma vida regrada durante a infância e adolescência com a DM1, diminuirá os riscos de complicações a longo prazo. Quando não tratada corretamente poderão surgir prejuízos a visão como a cegueira, doença renal, sistema nervoso ou distúrbios do coração.
A criança diabética precisa de cuidados, mas não é diferente das outras crianças, sua vida requer disciplina e monitoramento constante, mas não impede que ela brinque e tenha uma vida saudável e feliz.
Conte sempre com auxílio médico e nutricional.
Beijos da Nutri...


Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.