Cirurgia Bariátrica na Adolescência

 Oi pessoal, tudo bem com vcs?

Hoje a Nossa Nutri Paula, traz um tema polêmico a bariátrica na adolescência

Eu particularmente não sabia que isso era possível, pensava que somente aos 18 anos que poderia ser realizada esta cirurgia.

E ela me informou que pode ser conseguida no SUS também, deve ser uma burocracia tremenda, mas imagino ser um alivio conseguir principalmente em uma fase que esta doença traz ainda mais transtornos e bullying.

 



Tema de muita polêmica mas que precisa ser discutido.

É seguro? Vale a pena? É eficaz?

Assim como nos adultos, a obesidade é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. O excesso de peso pode prejudicar o desenvolvimento físico, psicológico e social dos jovens, deixando muitas vezes traumas por toda a vida.

A opção da cirurgia bariátrica como tratamento à obesidade juvenil tem se tornado cada vez mais comum, principalmente quando os tratamentos alternativos não funcionam.

Um artigo do New England Journal of Medicine mostrou o resultado de uma pesquisa que durou 5 anos nos Estados Unidos, no estudo 557 jovens foram acompanhados durante os processos da cirurgia bariátrica.

Dois grupos foram divididos; o primeiro era composto por 161 adolescentes (entre 13 e 19 anos), o segundo grupo possuía 396 adultos (entre 25 e 50 anos. Como resultado, o estudo indicou que pacientes mais jovens apresentam resultados melhores pós cirurgia em relação a indivíduos adultos.

Cirurgia bariátrica é a melhor solução?

O melhor sem dúvida é encontrar alternativas à cirurgia bariátrica, procurar ajuda o quanto antes prevenindo a obesidade desde a infância, prezando sempre pela qualidade de vida e ações com menos impacto à saúde, pois sabemos que há grande chance de dificuldades em lidar com as consequências de uma cirurgia.

A cirurgia bariátrica exige muito empenho vindo do paciente, sua consciência no pré operatório ditará a eficiência do processo e sua perda de peso, acima de tudo ditará que não haja reganho de peso ao longo dos anos.

Um questionamento: Os jovens serão comprometidos o suficiente durante o pós o operatório, tomarão os suplementos vitamínicos e minerais necessários?

Um exemplo dos desafios da cirurgia bariátrica é a técnica de bypass gástrico, que reduz parte do estomago e cria um desvio no intestino, isso obrigará o paciente a consumir pequenas porções alimentarem em intervalos frequentes pelo resto da vida.

Analisar a necessidade particular de cada adolescente se faz necessário, contanto com o apoio de uma equipe multidisciplinar para analisar a capacidade física e psicológica do adolescente.

Qual o perfil do adolescente indicado a cirurgia bariátrica?

Quando não é possível tratar da obesidade com reeducação alimentar e atividade física, quando a saúde física já está sendo afetada pelo peso causando dores articulares, hipertensão, diabetes tipo 2, traumas psicológicos pelo efeito sanfona e até mesmo bullying a cirurgia se torna uma opção viável a ser cogitada.

O caminho da cirurgia

Antes da realização da cirurgia bariátrica, o adolescente passará por consultas periódicas com a equipe multidisciplinar, que contará com o apoio de uma equipe formada por médicos, nutricionista, psicólogo, educadores físicos.

O acompanhamento é importante para detectar a necessidade da cirurgia e preparar o adolescente sobre os processos pré e pós operatório da cirurgia bariátrica. Essa preparação mostrará com clareza sobre os desafios que irão surgir e sobre as mudanças corporais e psicológicas resultantes da cirurgia, evitando que haja expectativas irreais e contradições de percepção, além de mostrar que o sucesso da cirurgia depende totalmente da dedicação do paciente.

Os resultados

A mudança na autoestima e bem estar psicológico certamente são o fato importante no processo. A cirurgia é segura e traz diversos benefícios, mas se não for seguido seriamente pelo jovem paciente, pode acarretar no reganho de peso e deficiências nutricionais.

Vale lembrar que a prevenção sempre será a melhor solução, incentivar a pratica de atividade física e melhores hábitos alimentares garante que as crianças sejam saudáveis, não se tornem jovens com excesso de peso ou venham a ter distúrbios alimentares.

Nós profissionais da Saúde, estamos aqui pra ajudar...Sempre

Um beijo da Nutri


Referência: 
 Inge TH. The New England Journal of Medicine 2016 374:113.

 

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.