Montessori na minha casa

 Olá pessoal


Como estão

Falo da minha paixão sobre o método Montessori faz bastante tempo não é mesmo?!

 Aplico em casa desde que o Ítalo tinha quatro anos, hoje ele tem 13, porém nunca consegui uma escola perto que aplicasse o método,  esta foi e ainda é minha maior frustração, então ele foi alfabetizado em uma escola tradicional. 

Na escola tradicional apostilada eles ensinaram a letra bastão, na linha Montessori as crianças aprendem em letra cursiva, a transição foi tranquila e bem rápida. O único incomodo é que ele muitas vezes sabia e tinha aprendido sobre as coisas antes que a escola ensinasse, gerando atrito com as professoras, logo isso foi estabilizando e ele aprendeu a "aprender" de novo na escola, sem se desmotivar...mas sempre reclamava que queria ser desafiado, uma professora "brilhante" quem já leu o livro do Augusto Cury conhece este termo, entendeu isso e aceitou o desafio, ela quem ensinou que ele podia se auto desafiar e se motivar e isso foi um grande incentivo acadêmico pra ele .

No método Montessori, somos pais/tutores e não professores, apresentamos o trabalho a ser feito, mas quem conduz é a criança, nós observamos e apresentamos tudo do grau de menor dificuldade e a criança que vai crescendo no conhecimento e procurando atividades que o desafie, apresentamos sempre o trabalho em 3 tempos, a grande diferença no método a criança não tem uma idade certa pra aprender o que ela quer saber, ela aprende qdo ela se interessa por aquilo.

Em Montessori conhecemos os períodos sensíveis de aprendizado e tiramos todo o potencial da criança neste períodos. Não é aquele aprendizado que se esquece logo depois da prova é um conhecimento adquirido e para sempre e isto é incrível!

Fora toda a autonomia e respeito pela criança e as coisas se desenvolvem a partir daquilo que ela se sente capaz e elas são capazes demais... é lindo de ver!!!

"Esse adulto nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, abstém-se de colaborar sempre que a criança acredita que pode agir sozinha e garante, a todo momento, que sua presença possa ser sentida caso seja necessária [22]. A alegria deste adulto é dupla: ser cada vez menos necessário, e ter a chance de observar a vida se desenvolvendo" Lar Montessori, Gabriel Salomão

Com o Oliver aplico o método em casa desde bebezinho, em cada fase que eu sabia que fase do peródo sensível do desenvolvimento ele estaria e era incrível e ainda é o quanto ele absorve de conhecimento nestes períodos.

O ano passado fiz um curso com o Gabriel Salomão para alfabetização, Oliver já com 3 anos pude iniciar a alfabetização, no método de uma forma mais estruturada e com mais informação, o que me trouxe mais segurança pra aplicar em casa.

Mas como assim alfabetizar a criança com 3 anos?

Ela precisa brincar só isso...fiquem tranquilas, ele brinca e muito mesmo.

A alfabetização começa aos 3anos, a criança não aprende ler e escrever aos 3 anos entenderam?

A criança que cresce com o método Montessori já esta se preparando para esta sendo preparado para a alfabetização desde que nasce.

Todo trabalho de vida prática por exemplo é para autonomia e principalmente para fortalecimento das partes do corpo que ela vai utilizar nesta fase, inclusive a concentração, todo trabalho é de forma harmônica e intuitiva.

Lá no meu Instagram posto muitas atividades desde os primeiros anos dele .

Vou mostrar um pouquinho pra deixar vcs com vontade de conhecer mais nossa interação por lá é diária.

Vida prática

Tem uma lista na internet de afazeres de criança por idade, dita Montessori. Não é, ela nunca fez lista assim.

Em Montessori temos a vida pratica, a criança pode fazer o que ela se sente capaz de fazer. Preparamos o ambiente, geralmente com coisas pequenas, pá pequena, vassoura, rodo...Oliver tem isso tudo, mas gosta mesmo de fazer com as coisas de gente "grande" e tbe pode.

No site do Lar Montessori, Gabriel explica sobre a vida pratica:

"As atividades de vida prática visam auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o dia-a-dia. Os principais objetivos desta área, segundo McNichols, são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”. Não há uma seleção fixa de materiais para a vida prática, já que a depender da época e do local, as habilidades a desenvolver podem mudar muito. Entre as mais comuns no Brasil estão as habilidades ligadas à autonomia para se vestir e servir-se na cozinha, assim como o aprendizado de formas de limpar e organizar ambientes."

Em Montessori, principalmente nas escolas Montessorianas usa-se telaios, como estes aqui:



Se você tem dotes artesanais, vá em frente, podem fazer um ou comprar, mas nada que uma camisa social não cumpra a mesma, como mostro no vídeo acima. No insta mostro uma atividades para fechar vários tipos de cintos e usei os dele mesmo pra isso.

Desmistificando que o método é para a elite, não é!

Pode ser aplicado em casa e se fosse usado na rede pública...seria um sonho realizado.


Ciclo da Borboleta
Oliver achou uma taturana, ou lagarta de fogo, me chamou. Fizemos um viveiro, mas segundo os biólogos amigos ela não resistiu, estava provavelmente com algum fungo. Porém só de achar ela, atiçou sua curiosidade para saber mais sobre a vida das borboletas.
No insta tem um vídeo dele falando todo o ciclo da borboleta

Neste vídeo Oliver era bb ainda um ano e pouco, versando sólidos


Usando a tesoura em uma das muitas atividades motoras que ele fez.


Aqui ele se desafiou em fazer em sentir a letra de olhos fechados e reproduzir na areia

Este material é conhecido como "encaixe metálico", este que ele tem é de madeira. Todos os materiais são apresentados em 3 tempos, no meu insta mostrei como foi, ele entendeu e seguiu muito rápido já estamos no terceiro tempo, no vídeo é o primeiro tempo desta atividade. 


Vem seguir a gente e conhecer mais sobre o Método Montessori aplicado em casa.

No decorrer deste ano vou postar mais sobre este assunto por aqui.

Beijos

Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.