Montessori e a Ioga

 Olá pessoal, como estão?


Aqui após quase 2 anos de pandemia, estamos fazendo muitas atividades de alfabetização e não é novidade que amo o método montessori, desde a época do filho mais velho. 

Montessori não tem só alfabetização, tem educação cósmica, tem matemática, educação para a Paz e tem o que liga tudo isso," a criança"

A criança é o centro do metodo montessori, quando tratada com respeito e no tempo certo, faz descobertas incríveis sobre tudo que a cerca e sobre si e a sociedade em que esta inserida.

Nestes últimos anos Oliver cresceu em estatura, mas cresceu também no entendimento sobre si próprio e os outros .

Oliver foi um bb muito agitado e dormia pouco e nas minhas intensas buscas maternas de como ajudar ele, encontrei informações de montessori na India e conheci a Shantala e apliquei no Oliver todos os dias e ele foi acalmando até chegar dormir a noite toda.

Aaaaa mas Elaine, o que tem a ver a Montessori com a Yoga?

A meu ver ...tudo a ver rsrs

A princípio não ligo a prática da Yoga a nenhuma religião, na parte religiosa, como somos católicos eu achei a linda Catequese Bom Pastor e me apaixonei e sim é totalmente baseada no Método Montessori... bom quando somos apaixonados por algo, tudo se interliga e nos faz crescer, aprender e se aprimorar...assim que em meio a pandemia fui em busca de algo que deixasse o Oliver mais concentrado, para poder aplicar as atividades com ele.

Foi então que achei a Yoga, nunca tinha praticado...mas achei uma professora no Youtube que tem um canal onde tinha vídeos de yoga para crianças e me apaixonei e praticamos todos os dias.

Eu digo praticamos rsrs pq para ele fazer eu faço junto e amamos, vi voltar a minha elasticidade corporal, a ansiedade ir embora e as dores diminuindo e no Oliver, a concentração que ele precisava para fazer as suas atividades diárias.

Mas tá Elaine o que tem a ver a Yoga e Montessori?

Além da concentração?

Tanto a Yoga quanto Método Montessori educam a criança para respeitar a si mesmo e ao próximo, a liberdade de ele ser como eles são, não muda sua essência, elas coincidem em total afinidade trazendo paz, enfim educando para a paz

E ai estamos de acordo? Montessori educa para a Paz.

No final não é exatamente o que queremos para os nossos filhos ?

Uma sociedade que olha o todo com mais amor e se sente parte integrante e vital desde mundo!

Em um texto no site Lar montessori ,o Gabriel Salomão reflete muito bem sobre a Educação para a Paz.

"Devemos finalmente escolher a forma de educar todas as crianças, e é importante que tenhamos em mente a necessidade de educá-las para sentirem dentro de si a influência direta do amor e perceberem a harmonia universal que pode reinar entre todos os seres da Terra."

A harmonia primeiramente consigo e com seus pensamentos é de extrema importância, principalmente qdo ainda somos crianças, pq é de dentro de nós que parte a paz tão almejada.

Já ficou perto de alguém e pensou, nossa que bom ficar perto...transmite paz.

É isso...um mundo melhor.

Ahhh sobre o Canal que tem nos ajudado na prática diária de Yoga é este aqui Yoga com Cainara , ela diverte e deixa as crianças ávidas em aprender, inclusive inglês que ela solta despretensiosamente durante a aula e a criança aprende sem esforço rsrs tudo de maneira leve e divertida, ela ensina as posições, fala sobre cuidar do planeta e se conectar com ele ...tem o Yoga Game, tem a cachorrinha Luna que o Oliver adora quando ela participa e o não menos famoso Crab, caranguejo vermelho que ajuda entreter a criançada, junto com a pirata Cainara.










Nenhum comentário:

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.