Pandemia, oportunidade de voltarmos a escola doméstica...ou homeschooling

Oi pessoal

Como estão nesta quarentena, aqui em São Paulo nossa quarentena esta durando dois meses já, infelizmente.


As escolas fechadas, o mais velho estuda em uma escola chamada Instituto Germinare, uma escola de ponta gratuita em SP, esta no sétimo ano, que já tinha algumas vezes por mês aulas on-line, então já estavam preparados para isso a escola, alunos e as famílias.

Eles fizeram, provas trimestrais, trabalhos, tudo on-line.

Eu, se vcs me acompanham a um tempinho já, mês de julho faremos 8 anos de blog, amo o fato dele estar aqui o tempo todo...e amo o homeschooling, apesar de não ser uma pratica reconhecida em nosso país, tenho torcido e acompanhado para que seja regulamentado.

As Faculdades a maioria já vem praticando e com a pandemia os cursos presenciais, tornaram-se a distância e já estavam também preparados para isso.

Mas tenho acompanhado no Facebook, mães enlouquecidas e professoras surtando...muito mais na educação infantil.

Quem pratica homeschooling e tem muitas famílias por aqui no Brasil e em SP que praticam, não sentiram diferença, as aulas continuam normalmente, o que não esta acontecendo com alunos e famílias em que os filhos estão matriculados em escolas tradicionais.

Os pais de adolescentes reclamam, pois os filhos não conseguem aprender e ficam com o tempo ocioso, dormindo ou jogando vídeo game.

Aqui eu sempre gostei do método Montessori, então o mais velho criou o habito de estudar em casa até os 4 anos e meio e mesmo na escola tradicional, ele estudava em casa comigo, afinal foi pra isso que fiquei em casa, pra dar este suporte e estar disponível se eles precisassem.

Então pra ele foi natural e esta sendo natural estudar em casa, sente falta dos amigos que tinha contato diário, o sair de casa pra ir até a escola, mas o aprendizado em casa não caiu a qualidade, até melhorou estuda o dia todo das 7 até quase 16 horas, tem a sua rotina de estudos sozinho, não cobramos nada ele já sabe o que fazer.

Acredito que para as famílias que os pais trabalham o dia todo e as crianças ficavam na escola o dia todo, deve estar sendo um grande aprendizado.

Por que os pais a maioria por aqui estão trabalhando em home office e ter filhos em casa estudando deve estar sendo um momento de grande stress.

Meu filho caçula não estuda em escolinhas ainda, mas estuda em casa tem 3 anos e tem rotina de atividades como se estivesse em uma escolinha, só que a professora dele é a mamãe. Acompanhe lá no nosso instagram @blogmaedemoleque 

Tem algumas atividades lá incluindo vida pratica, pareamento  é só clicar e seguir, ficaremos imensamente  felizes de ter vcs por lá <3

Mas queria puxar uma reflexão de vocês...

Imaginem por um instante que as escolinhas, que hj tem muitas em cada bairro, não existiam, o ensino domiciliar era mantido pelas famílias...então podemos dizer que dentro de cada mãe ou pai existe um professor.

Seus filhos aprendem a andar, falar, a higiene, com você em casa, então olha ai vc que achava que não pode ensinar algo para os filhos, pode sim todos podemos!

Agora é uma questão de necessidade não é mesmo?

Nós podemos fazer isso acreditem , até com as crianças bem pequenas .

Imaginamos que as crianças só estão aprendendo qdo estão fazendo algo certo?

Ahhh mais este algo tem que ser sempre algo estruturado, direcionado, pedagógico?

Nem sempre, para as crianças menores principalmente viver é um aprendizado e vc terá a oportunidade de vivenciar este crescimento de pertinho , não é o maximo?!!!

Eu sei que muitas vão falar, estou cansada, não tenho tempo pra isso.

Eu li um livro chamado o "Milagre da manhã" e ele fala de tudo que podemos "adiantar" nas nossas vidas acordando bem cedo.

Uma das frases que mais gostei :

"Manhãs concentradas e produtivas geram dias concentrados, produtivos e de sucesso – o que, inevitavelmente, cria uma existência de sucesso -, da mesma maneira que manhãs desconcentradas, improdutivas e medíocres geram dias desconcentrados, improdutivos e medíocre, e, finalmente, uma qualidade de vida medíocre."

Então minhas manhãs se baseiam em " sucesso" rsrsr, mas o sucesso é relativo né, pra mim é ter a casa organizada e tempo livre para as coisas que mais gosto ou precisam da minha atenção.

Depois de mais de 12 anos em casa, aprendi alguns métodos de rotina de afazeres domésticos, um que aprendi recentemente e tem me ajudado é  Fly Lady,

FLY Lady, um método americano para organização da casa que gira em torno de uma série de orientações e passos, cujo principal objetivo é auxiliar aqueles que não são muito organizados a criarem uma rotina para o lar, além de ajudar aqueles que já possuem uma, mas querem melhorá-la"

Aqui tem um video pra vcs terem uma ideia de como funciona  o método https://www.youtube.com/watch?v=t1VNO1nDy5I

Vale a pena conhecer, ele te ajuda a manter a casa em ordem em poucos minutos do seu dia, tudo começa por brilhar a pia rsrs no dia anterior, pode não parecer mas ajuda muito. Procuro fazer tudo pela manhã ( lembra o milagre da manhã= sucesso rsrs) no máximo em 15 min, tenho os dias de faxina grande, sempre as sextas, tenho os dias de arrumar locais específicos da casa, td baseado no metodo.

Apesar de um grande filosofo contemporâneo dizer que uma família feliz a casa ´bagunçada rsrs eu discordo, pra mim casa bagunçada é sinônimo de stress e brigas... mas isso é um outro assunto, voltando então para o ensino em casa.

"A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo. É o aprender fazendo, inter-relacionando vida e trabalho nesse processo."( Fonte site Brasil escola )

Então partindo muito deste princípio , aqui eu uso muito o método Montessori e ela relaciona a isso a Vida Pratica, então o Oliver de 3 anos é incluído, gradativamente as rotinas de afazeres domésticos, higiene e nesta idade é ótimo, eles amam servir, ser útil, ajudar e assim estão aprendendo a viver em comunidade, neste caso a comunidade é o nosso lar.

O Gabriel Salomão, alguém que me ensinou e ainda me ensina muito sobre o método descreve assim no site Lar Montessori: "As atividades de vida prática visam auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o dia-a-dia. Os principais objetivos desta área, segundo McNichols, são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”. Não há uma seleção fixa de materiais para a vida prática, já que a depender da época e do local, as habilidades a desenvolver podem mudar muito. Entre as mais comuns no Brasil estão as habilidades ligadas à autonomia para se vestir e servir-se na cozinha, assim como o aprendizado de formas de limpar e organizar ambientes."

Então olha que legal, pra vcs pais que ainda não tiveram a oportunidade de exercer seu "lado professor", podemos começar com coisas simples em casa mesmo, nada elaborado, mas rotineiro, ou seja, feito sempre, na mesma ordem.

Então este tempo de pandemia, do estar em casa com a família toda, pode ser algo prazeroso.


Aqui eduquei o mais velho da mesma forma, então agora no inicio da adolescência, não tenho "sofrido" com bagunça, com desordem, com falta de foco e determinação, por que já tinha "trabalhado isso" lá no comecinho da vidinha dele, natural que colhamos os frutos agora.

Então se vc tem uma criança pequena ainda em casa, veja isso tudo como uma oportunidade de ouro, de realmente deixar de ser coadjuvante na historia de ensino dos seus filhos e ser o centro, o principal nesta história, quando vc entregar seu filho para escola, vc verá uma criança mais confiante e certa do que quer e onde vai chegar, pq vc teve a oportunidade nestes dias de reforçar os valores familiares que andavam meio engavetados, em meio a correria do dia a dia.


Não é fácil, toda mudança de rotina é um desafio, mas posso garantir não é impossível e todos podemos fazer.

Vou fazer mais alguns posts por aqui, sobre como ajudar crianças e jovens,  neste novo modo de ensino domiciliar provisório né, pq logo sairemos do isolamento e tudo vai voltar ao normal se Deus permitir.

Tem alguns posts no blog antigos que eu falava sobre a rotina do mais velho em casa, vale a pena ler tbe e se de alguma forma ajudar vocês e dar esperança de tempos melhores ficaremos felizes.


Um assunto pode ser um filme, ou uma compra, pode atiçar a curiosidade das crianças e servir de fonte de aprendizado, assim aprender brincando é muito mais legal
https://www.maedemoleque.com/2013/06/mae-pode-pegar-aquele-livro-que-mostra.html

Passeios em museus, neste momento de pandemia tem muitos passeios on line ...,, mas qdo tudo isso passar, ao invés de shopping no final de semana, que tal um passeio cultural? São Paulo é a melhor cidade pra isso...aqui tem muitos passeios culturais e eles vão amar, podem acreditar!

https://www.maedemoleque.com/2014/01/projeto-cataventoimpossivel-ver-tudo-em.html

Toda criança já nasce cientista rsrs é verdade, são curiosos, cheio de perguntas...responda a cada dúvida que eles tiverem , sobre qq assunto, vira uma aula pratica de algo que realmente querem aprender e não precisam aprender... entendem a diferença, do saber por prazer ?
https://www.maedemoleque.com/2014/04/o-fantastico-corpo-humano.html

Deixe seu recadinho, sua dúvida sobre como fazer o ensino domiciliar temporário rsrs dar certo pra vcs também!

Beijos

Elaine







2 comentários:

  1. Aqui em Fortaleza também estamos indo para o segundo mês de isolamento social. Os meninos estão tendo aulas on line e o mais velho já fez prova e participou de olimpíadas on line.
    Samuel, o mais novo, estou trabalhando com atividades diárias ensinando quantidades e lógicas. Esta sendo uma grande oportunidade de ficarmos juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è muito gostoso isso né Jamilly,eu vejo como oportunidade eles estarem em casa

      Excluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.