Órgão sexual masculino não pode ser considerado "padrão de beleza" para meninos .

 


Olá pessoal, tudo bem?

Nos últimos meses tivemos muitos acessos em dois textos e muitos comentários, não sei ao certo se por causa da pandemia, só sei que isso ficou mais forte.

Se ainda não leu, entenda o que esta acontecendo, lendo estes textos e os comentários.

Tamanho não é documento

Precisamos falar de um assunto delicado



Algumas mães pedindo ajuda, a primeira ajuda chegou!

VIVA!!!!!

Como prometido para as mães e meninos que estão participando dos textos ativamente e procurando saber mais... convidei a Natália  para escrever sobre isso de um prisma psicológico e como nós pais de adolescentes podemos ajudar.

Leiam com atenção e reflitam sobre a importância exagerada a maioria das vezes que damos ao "tamanho" do órgão masculino e o quanto isso interfere negativamente no processo de construção da autoestima dos meninos.



“Padrão de beleza” para meninos?

Por Natália Bianchini – Psicóloga

 

Você sabia que existe um padrão imposto aos meninos desde pequenos?

É comum ouvir sobre o padrão de beleza imposto as meninas, e, raramente se fala sobre as cobranças impostas aos meninos, e, por isso, hoje dedicaremos um tempo para refletirmos sobre o assunto.

Todos sabem que, desde muito novos, os garotos se preocupam com o tamanho de seu pênis, em algumas famílias isso chega a ser mal visto, e, em outras, supervalorizado.

O que não se percebe é que essa preocupação vai muito além de pura vaidade...

Na verdade, com início da adolescência e da puberdade todo adolescente passa por momentos de mudanças, desafios, descobertas e busca por sua nova identidade, já que não pode mais ser criança e ainda não são adultos.

Com os meninos esse processo físico se torna mais evidente com as mudanças físicas como crescimento de pelos pelo corpo, o famoso estirão e as alterações de crescimento do pênis, assim como das sensações que a acompanham.

Portanto, é absolutamente compreensível que nesse período sua atenção esteja voltada para essas mudanças, até pela busca de compreendê-las.

Mas é preciso estar atento quando deixa de ser curiosidade ou busca de compreensão e passa a ser uma preocupação constante e intensa.

Não é incomum que os garotos, quando reunidos nessa fase, comentem e comparem o tamanho do pênis; isso ocorre devido a necessidade de aceitação do grupo.

Contudo, é importante estar muito atento ao seu filho, pois essa simples conversa entre amigos pode, em alguns casos, pode se desencadear ansiedades, baixa autoestima e dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

Por isso é essencial que desde a infância os pais estabeleçam com seus filhos um ambiente acolhedor, seguro e de livre comunicação, para que possam vir aos pais sempre que tiverem dúvidas, curiosidades, medos, sem o receio de serem julgados, zombados ou mesmo desconsiderados.


Desde a infância os meninos vivem experiências que lhes dizem indiretamente que o que os torna homens de caráter, capazes, amáveis e admiráveis é o seu órgão genital, o seu pênis. E, é justamente por isso, que na adolescência surge essa preocupação e a necessidade de “mostrar que o seu é maior”.

Como pais o melhor caminho é estar ao lado de seu filho a todo tempo, acolhendo seus sentimentos, tirando suas dúvidas, ouvindo suas opiniões, tentando compreender seu ponto de vista, amando incondicionalmente e, é claro, corrigindo sempre que necessário.

Se o seu filho tem se preocupado excessivamente com o tamanho do pênis converse com ele, sempre respeitando seus limites; e se necessário procure a ajuda de um profissional para avaliação ou mesmo tirar dúvidas mais específicas.

A internet nos trouxe muitas vantagens, mas uma das desvantagens é o acesso irrestrito a todo tipo de informação; entenda que se você não falar com seu filho sobre sexualidade ele certamente buscará essa informação em fontes que, possivelmente não são fidedignas.

Demonstre para seu filho que ele é um homem de caráter, com qualidades, potencial, lindo, capaz, e que, isso não está vinculado ao seu pênis, mas a quem ele é.

E, se perceber em seu filho características de ansiedade ou baixa autoestima procure a ajuda de um profissional de saúde mental, para ajudá-lo a lidar com isso.

Nosso objetivo é que juntos possamos construir uma sociedade em que meninos e meninas, desde a infância, recebem cuidados e atenção necessária para que se desenvolvam de forma saudável e em harmonia, com uma relação de conexão entre pais e filhos.

Um abraço a todos!

 Natália Bianchini – Psicóloga

Atendimento 

Whatsapp +55 11 99823-5907 (click no link e será redirecionado para o whatsapp)


E-mail :mailto:psiconataliabianchini@gmail.com

17 comentários:

  1. Muito bom, meu filho de 16 anos tem um rolão mas se sente desconfortável porque geralmente quando ele fica sentado ou usa sunga marca muito e a maioria das pessoas fica encarando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com meu filho de 17 anos a situação é inversa, ele tem insegurança por achar o pênis pequeno(10cm), levei na urologista e ela disse que está na média, já com o caçula de 9 foi diagnosticado com puberdade precoce, a ped pediu pra acompanhar o desenvolvimento e não deixar ele se sentir anormal ou inseguro, ele já tem desejo por meninas mais velhas, voz desafinada, pelos no sovaco e na região pubiana, testículos desenvolvidos, pênis avantajado (15cm) e já ejacula.

      Excluir
    2. Todo mundo fica olhando(ele se sente assim) e se ele esta desconfortável, deve procurar ajuda de uma psico pra lidar com as suas diferenças da melhor forma possível

      Excluir
    3. É muito importante que, ao observar que ele se sente desconfortável, procure a ajuda de um profissional. O psicólogo nesse caso poderá ajudá-lo a compreender como se sente, o que motiva esses sentimentos e, também, como lidar com os sentimentos e as suas causas. Esse espaço de comunicação sincera e sem julgamentos é essencial para um desenvolvimento emocional saudável, pois permite sentir-se aceito e acolhido.

      Excluir
  2. Apesar de sempre por em pratica as dicas propostas nesse post, meu filho não consegue se aceitar do jeito que ele é, desde novinho tinha o pênis pequeno, mas a ped sempre falou que quando chegasse aos 18 completaria o desenvolvimento normal, agora ele está com 17 e ainda tem 7cm, não é genética porque o pai é bem dotado, meu esposo falou que ele tem micropênis, porque na idade dele já tinha 18cm, falou tbm que deveria ter sido tratado com 7 ate 9 anos, agora com 17 já não da mais, tive uma conversa com meu filho mas ele fica extremamente inseguro, e com baixa autoestima, espero que ele não tenha tantas decepções na vida amorosa e encontre uma namorada consciente e que o ajude a lidar com essa ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure atendimento e acompanhamento psicológico, a vida não gira somente em torno do órgão sexual, ele vai precisar de ajuda e procura um urologista, ele pode ter a pubis mais gordinha e isso pode parecer menor, pode ter atraso no desenvolvimento ainda, só o médico pra ajudar.
      Abraços

      Excluir
    2. Nesse caso mamãe aconselho que procurem o aconselhamento de profissionais especializados como urologista para auxiliar na compreensão e tratamentos necessários para os cuidados físicos, e um psicólogo para ajudá-lo a lidar com todas suas questões, inseguranças, medos e anseios, para que tenha qualidade de vida, de relacionamentos. A procura de profissionais capacitados permite ter informações mais precisas e específicas, e pode fazer toda diferença!

      Excluir
  3. Essa questão do tamanho ser genética é muito estranho mesmo, tive gêmeos bivitelinos, ambos morenos, altos, tiveram o desenvolvimento da maturidade sexual com a mesma idade, não fizeram uso de medicamentos nem bomba nem nada do tipo, mas os tamanhos são completamente diferentes desde o nascimento, eles tem 14 anos, um tem 10cm e o outro 19cm, nenhum dos dois se sente inseguro nem com baixa autoestima, pra falar a verdade o menos avantajado é o que mais se da melhor com as meninas, porque sempre ensinei a eles para ter confiança, a questão é vc mãe não passar insegurança nem a ideia que algo está errado para seus filhos, e instrui-los de forma que aprendam a ter segurança com seu próprio corpo e atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mamãe, a forma como nós, pais e mães lidamos com essas e as demais questões que cercam o desenvolvimento físico, emocional e social dos nossos filhos pode fazer toda diferença. Ao acolhê-los como são, ajudamos para que se sintam mais seguros; mas também existe o fator social que embora não defina influência as percepções dos nossos filhos. Por isso tão importante quanto acolher, apoiar, orientar é o estar atento as necessidades pessoais dos filhos oferecendo a eles sempre o suporte e acompanhamento necessário.

      Excluir
  4. Meu filho tem 15 anos e a 2 meses atrás veio me falar que estava complexado com o tamanho do pênis, disse que achava pequeno e que queria comprar algum produto para aumentar, eu levei ele na urologista e ele disse que o tamanho estava acima da média (19cm) e por isso não precisava ficar complexado muito menos cogitar em comprar algum produto não comprovado, ele disse que entendia e até ai deu tudo certo, mas essa semana percebi que ele estava passando muito tempo no banheiro, tempo fora do normal, perguntei a ele, e ele admitiu que estava fazendo exercícios para aumentar o tamanho, também achei frascos de libid gel no quarto banheiro dele, ele disse que não tinha nenhum problema e disse que estava funcionando já tinha crescido 3cm, agora não sei oque eu faço, se levo na urologista e passo vergonha ou se jogo fora esse negocio que ele comprou, tenho medo de fazer mal ou ter algum efeito colateral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é bom tomar suplemento para crescer o pênis.. Pode acarretar em algo no futuro, ainda mais no caso do seu filho que é jovem já possui um pênis grande.

      Excluir
    2. Mamãe acredito que o melhor caminho é a comunicação sincera e acolhedora, converse com ele, ouça atentamente as suas crenças e motivações, as considere e apresente a ele, com muito respeito e amor suas percepções sobre o assunto. Confio que seguir as orientações médicas é o melhor caminho, contudo é preciso atentar para o fato de que a "dor" que ele refere não necessária precisa estar vinculada única e necessariamente com o tamanho do órgão sexual, é possível que existam outras questões que estejam contribuindo, por isso é importante procurar a ajuda de um psicólogo que possa ajudá-lo a compreender tudo que está sentindo e vivendo, assim como formas de lidar com tudo isso de modo saudável física e emocionalmente.

      Excluir
  5. Vai crescer ainda e era bom mesmo levar em um psicólogo, talvez este excesso de preocupação com o órgão sexual seja baixa auto estima. Não incentive, procure um urologista sim, não existe produtos milagrosos, se existisse não existiria micro pênis não é mesmo? Leve ele no médico sim vai desmistificar tanta coisa na cabeça dele. Imagina que ele deve ter visto a propaganda deste produto em um site de pornografia e isso sim é um perigo. Vicio, solidão e achar que mulher é tudo igual ao que assiste lá, melhor vc acompanhar ele mais de perto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de vários outros benefícios a procura por um profissional qualificado pode ajudar a tirar dúvidas, por isso é importante esclarecer que a necessidade de procurar ajuda é real e não há do que se envergonhar, e até incentivar a fazer uma lista com possíveis dúvidas que tenha sobre o assunto.

      Excluir
    2. Muuuuitissímo obrigada, tive uma conversa séria com ele, e realmente fiz enxergar o quanto isso é desnecessário e pode ser danoso a ele, realmente há problemas de baixa autoestima, mas isso vai se resolvendo com o tempo, ao menos conseguimos dar o primeiro passo, caso venha a ter algum outro problema ou dúvida, voltarei a questionar aqui.

      Excluir
  6. Infelizmente não são apenas os homens que criam esse estigma de que o pênis grande e grosso é o padrão e desejável, quando meu filho tinha 9 anos foi abusado na escola pela professora e quando me contou a situação eu fiquei extremamente chocada, ela abusou do meu filho porque o pinto dele era maior que o do marido dela, (durante o ato ela falou isso) isso foi a quase 5 anos e gerou uma insegurança enorme no meu filho, agora ele sempre fica com 1 pé atras quando vai a praia ou piscina de sunga e as pessoas ficam olhando, ou quando vai se relacionar com alguma menina tem medo dela fazer algo, já o levei em um psicologo mas ele falou que nunca se sentiu confortável de se abrir, apenas comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito importante para ele ter esse acompanhamento de um profissional, talvez explicar que não é um profissional para o qual irá se expor, mas para demonstrar o quanto isso pode ajudá-lo a lidar da melhor forma possível com esse acontecimento e todas emoções, comportamentos e situações que o seguiram.

      Excluir

Deixe seu recado, ficaremos felizes em responder

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.